Carta aberta ao meu candidato à Câmara Coimbra

Caro candidato,

Fiquei contente em saber que és tu o escolhido para nosso candidato à Câmara Municipal de Coimbra. Nunca duvidei que a escolha recairia sobre um perfil com essas características porque é de uma candidatura assim que o partido estava a necessitar e a cidade reclamava.
Mais uma vez demonstramos que um processo de candidatura como este, a exemplo aliás do que sucedeu com as escolhas dos ministros, não deve ser conduzido na praça pública. Nem mesmo quando alguns dos nossos se vão colocando na grelha de partida, avançando com nomes numa atitude aparentemente desinteressada mas na expectativa de serem eles os eleitos.
Fomos rigorosos, fizemos estudos de opinião, confrontamos hipóteses, ouvimos as pessoas, os líderes de opinião deram o seu parecer e aí tu surgiste, naturalmente.
Felizmente fomos a tempo de travar esse concerto de candidaturas que se iam desenrolando, com nomes cuja tonalidade se equiparava a notas musicais. Infelizmente muitos não entenderam que a pretensão de alguns na selecção dos candidatos nunca encontrou eco na vontade deles, livres-pensadores que são e homens que assumem os seus compromissos.
Mas foi uma excelente escolha a tua. Bem sei que havia outras oportunidades à tua espera mas perante a situação que te foi colocada não podias ser insensível aos interesses da cidade e da sua população.
Agora é tempo de pensar que uma andorinha não faz a Primavera, ou seja, que tens de encontrar uma equipa capaz de ser solidária, determinada, competente e séria para contigo poder fazer de Coimbra uma cidade melhor. E esse vai ser o teu primeiro grande trabalho. Agora as coisas não serão tão fáceis e tu sabes porquê, mas tal como tu dás a cara também os referenciados terão de o fazer sem desculpas. E depois tu tens de saber que há sempre profetas da desgraça. E outros à espera do que nós não desejamos.
Estamos mesmo satisfeitos porque os enganamos (os da oposição que são os da situação ou os que a eles se equiparam) e porque não demos atenção sequer a uma manobra de diversão que punha em causa a coerência dos comportamentos a que estamos obrigados enquanto militantes de um partido.
Vais pensar no que muito que há que fazer em Coimbra depois de quatro anos desperdiçados. Já é sina nossa mas que queres que te diga, é assim a vida.
Durante as últimas eleições pensava-se que quem as ganhasse tinha todas as condições para fazer um grande mandato. Era o novo Estádio, as Estações Com Vida e toda a requalificação da margem sul, o Parque Mondego, a Ponte Europa, o World Trade Center, o Metro Mondego, o Hospital Pediátrico, as circulares externas, a requalificação da margem sul, etc.
Afinal o actual executivo quase nada fez, desperdiçando todo esse tempo lamentando a sua incapacidade para gerar financiamentos para esses projectos.
Em contrapartida aumentaram a despesa com pessoal na autarquia. Mas isso tinha que ser e com a actual situação ainda se pode agravar…
Caro amigo, apenas te faço um pedido: quando fores Presidente da Câmara não penses que uns sorrisos e simpatia são suficientes, nem te iludas com o poder que tenhas.
O povo tem dado mostras de grande maturidade e já não se ilude com festas e futebol…
Um abraço do teu apoiante
Mário Ruivo

Comentários

Anónimo disse…
Melhor seria se fosses tu o candidato, tens potencial para isso: inteligente, trabalhador, capacidade de resolução de problemas, carismático, jovem e com muito caracter! Mas se o apoias eu também.
Anónimo disse…
Lida no «Diário as Beiras»
Gravatas disse…
Só pode ser o Dr Fausto!

Porque todos os estudos feitos o dão como o melhor candidato à CMC. Todos!

Se não for ele é sempre uma segunda escolha.
Anónimo disse…
Meus Caros, é obvio que não é o Dr. Fausto! Ele não quer... senhores! O Dr.Mário Ruivo é a melhor escolha. Pelas razões que já apresentei anteriormente.
Anónimo disse…
... ou o Prof. Horácio Antunes, mais experiente que o Dr. Mário Ruivo, embora experiência não seja tudo. O que me dizem? Não estou a ver mais ninguém com capacidades para assumir esta função tão importante e de tão grande responsabilidade que é dirigir o destino da nossa Coimbra.
António Luís disse…
Sou um coninbricense exilado, mas regresso a coimbra com periodicidade simpática...
É curioso que noto alguma dinâmica a mais, do que nos tempos do Dr. Machado...
Acho que a cidade deu um "pulo", mas espero que continue, não sempre a "crescer de qualquer maneira", com outras no país, mas a crescer bem.
E são os seus habitantes que o devem, também, decidir.

Passarei a visitante diário do "Ponte Europa".
Anónimo disse…
O Ruivo já sabe, ou fareja, quem será o candidato.
Só lá para fins de Maio é que teremos os candidadtos, isto no mínimo se não for mais tarde, e não só a Coimbra, mas também Figueira, Cantanhede e outros concelhos.
Vai uma apostinha?
Anónimo disse…
O Ruivo já sabe, ou fareja, quem será o candidato.
Só lá para fins de Maio é que teremos os candidadtos, isto no mínimo se não for mais tarde, e não só a Coimbra, mas também Figueira, Cantanhede e outros concelhos.
Vai uma apostinha?
Anónimo disse…
onde é que o Horácio arranjou o título de Prof.??? na universidade da bola... Ao que sei foi em tempos professor primário.... Assim, em minuscula....
Anónimo disse…
Acho que o Horácio não liga nada a isso e sp se assumiu como professor primário que foi efectivamente.Mas as distinções se existem e são importantes devem ser acentuadas como foram feitas...Agora não acredito que quem escreveu Prof quisesse que ele o fosse...queria-o era candidato.
Anónimo disse…
Meus caro(s), tão pouco digno falarem assim do Prof. Horácio. Se é professor primário ou universitário ou do secundário pouco interessa. Interessa sim é a pessoa que ele é e tudo o que ele já deu a este distrito! Revolucionou uma urbe como a Lousã ao longo de 17 anos eleito pelo povo! Durante 2 ou 3 anos no Governo Civil teve a capacidade de dinanizar o distrito apesar de todas as condicionantes que todos nós sabemos (as limitações burocráticas e orgânicas nesse orgão entre outras), vejam o Fez Fernado Antunes e comparem. Em todo caso, para falarem assim dele é porque lhe dão valor! Para mim e para muitos ele é só uma das grandes referências do PS da nossa urbe! Um verdadeiro animal politico! Um homem que diz que faz e mais mesmo! Poucos há assim. Desejo-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da sua carreira politica.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides