Coimbra teve uma secretaria de Estado

A dimensão faraónica do Governo de Santana Lopes e a reincidência numa péssima ideia com antecedentes deploráveis – no custo e na eficácia – levou várias secretarias de Estado aos mais estranhos locais. Uma delas, à falta de instalações em Santarém, acabou na Golegã. A paródia acabou e o Governo encontra-se em Lisboa, como é lógico, razoável e funcional.

«O presidente da Câmara de Coimbra, que recebeu a secretaria de estado da Administração Local, lamenta a decisão por pensar que «seria útil, do ponto de vista de ligação das estruturas do Governo com as diferentes regiões do país», manter as secretarias de Estado fora de Lisboa» - afirma a TSF.

Através desta notícia fiquei a saber várias coisas, a saber:

1 – Coimbra teve uma secretaria de Estado, isto é, foi sede de um departamento governamental;

2 – O referido departamento, para ter sido recebido pelo presidente da Câmara, deve ter-se transformado numa repartição do município e poucos saberão quem foi o governante que passou pela cidade;

3 – O Dr. Carlos Encarnação, que não preveniu o anterior primeiro-ministro da insânia, lamenta a decisão sensata do actual, pois, na sua opinião, era útil uma secretaria de Estado local.

Foi desta forma que eu soube ter havido uma secretaria de Estado em Coimbra, quiçá com o respectivo titular, sem me ter apercebido. Creio que poucos terão dado por isso.

Comentários

Ricardo Alves disse…
Descentralizar secretarias de Estado foi uma tontice, mas descentralizar institutos públicos talvez faça sentido. Particularmente os que forem criados(?) a partir de agora...
Anónimo disse…
O que faz sentido é a regionalização com base nas cinco regiões-plano que um mapa arbitrário de nove inviabilizou.
Não faz sentido criar concelhos novos sem fundir outros mas issi dá uma guerra civil.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides