Coimbra - Que futuro?

A proliferação de parquímetros, o aumento da vigilância policial (não à marginalidade, mas aos automóveis sem talão) e a explosão de Auxiliares de Acção Arrumativa (vulgo arrumadores), com o desenvolvimento, a jusante, da indústria dos reboques, fazem de Coimbra uma cidade com grande ocupação de mão de obra, neste ramo, e o preço mais elevado por metro quadrado de estacionamento para quem trabalha.

Juntem-se os Centros Comerciais faraónicos onde são baixas as remunerações, precário o trabalho e incerta a viabilidade económica, para se ter ideia do modelo de crescimento numa cidade cuja Universidade devia ser a alavanca do progresso e desenvolvimento.

O edil das três pontes e dois estádios, como lhe chamou um embevecido fã, não deixará para o futuro mais do que as Empresas Municipais de nulo interesse público e prováveis interesses privados, à custa do aumento do custo de vida dos munícipes.

É esta gestão que está em apreço. Se os munícipes a sufragarem é porque sou eu que estou errado e o caminho seguido é para continuar. Nesse caso não percebo porque se desfez Carlos Encarnação da equipa do primeiro mandato.

Comentários

Anónimo disse…
As declaraçoes de Carlos Encarnaçao sobre José Eduardo Simoes, simultaneamente presidente da Académica OAF e funcionario da autarquia, hoje no DC sugerem este meu comentario:
O presidente da camara municipal de coimbra revela neste momento, mais uma vez, a sua coerente tendencia para o falso moralismo.
Foi assim com a teresa violante, sem explicaçoes deixou que a pobre vereadora, da sua suposta confiança, arrostasse com a vergonha de um possivel favorecimento ao namorado, demitindo pelos jornais e nao possibilitando a defesa.
Tenho para mim, ainda que pouco conhecendo a rapariga, que nao agiu de má fé ou com piores intençoes do que todos aqueles que, na camara laranja, celebraram contratos com empresas geridas por pepedocas.
Mas, e os restantes cidadaos?
Terá ficado clara esta inocencia? Nao me parece.
O que parece é que o chefe do executivo leu, na atitude contratante, um favorecimento, uma cumplicidade, no minimo um malbaratar de dinheiros públicos. Lesto, sacudiu do capote, mas nao na memoria dos que a possuem, um eventual elemento prevaricador da sua equipa.
Precipitado? Medroso? Egoista? Pouco solidario? Eleitoralista? Mau chefe de equipa?
A resposta terá que ser afirmativa.
Se você nao comprava um automovel em segunda mão a este homem porque poderá votar nele para presidente da Camara de Coimbra?
Anónimo disse…
Todavia a duplicidade no caracter do responsavel maximo pela casa da 8 de maio vai mais longe.
Antes dos fogos que assolaram a lusa atenas propalou nos jornais, com apariçoes mediaticas de belo efeito, que estavamos preparados...
Mais tarde nao se coibiu de sentar o seu lustroso fato num qualquer sofá do estádio municipal, ao lado do funcionariodacmc/presidentedoOAF, numa oportunista apresentaçao de um jogo de solidariedade para com os afectados.
Mais tarde os serviços da sua candidatura, num acto sem precedentes, nao tiveram qualquer pejo em aproveitar para promover a sua imagem num dos jogos do clube do meu coração.
Em que ficamos afinal presidente?
Quantas palavras tem?
E actos?
Só é solidario no que lhe interessa?
Bem diz o povo que com umas calças compridas parecemos maiores, o problema sao os tropeçoes.
Anónimo disse…
Ó CE afinal de contas o Governo então é que é mau! Quem lhe encomendou este tipo de sermão?
Foi o VB que o mandou?
É ridiculo!
Anónimo disse…
O Victor Manuel tem que reconhecer que pelo menos no mandato anterior registaram-se obras da sua própria autoria: o mercado, o elevador, a requalificação de algumas áreas na freguesia dos olivais, o saneamento nas freguesias rurais e respectiva pavimentação, o túnel dos olivais, a assinatura do programa polis....
No actual mandato terminaram algumas obras e não se vê uma ideia para o futuro, a não ser o anúncio de alguns subsídios e o anuncio do saneamento em algumas freguesias rurais. O montante gasto em cartazes a dizer “as águas de coimbra vão passar por aqui” é tanto que pagava o saneamento nessas freguesias...
Anónimo disse…
Caro Esperança,
Vamos lá então dissertar sobre Coimbra, os seus males e suas virtudes.
Atento como é; inteligente como o julgo, saberá por certo que no estado em que hoje se encontra a nossa cidade não podem ser atribuídas responsabilidades (apenas) à gestão de Carlos Encarnação.
Tivemos, pelo menos, 12 anos de regressão. Ainda se lembra, por certo, do tempo dos projectos e mais projectos, das maquetes e mais maquetes, enquanto os jovens íam de malas aviadas para outras paragens.
Lembra-se, também, do preço da habitação, da falta de espaços verdes, de espaços desportivos, da desorganização urbanística, da ilegalidade publicitária.
Lembra-se também e por certo da falta de auto-estima, do uso e abuso de um autoritarismo bacoco; do folclore encapotado.
Dir-me-á: mas isso já foi há quatro anos. Pois foi, pois foi... Agora, não dê uma educação conveniente aos seus filhos e verá que não há casa de correcção que lhe valha...
Estamos mal... Estamos mesmo mal... E vamos continuar... E, desculpe que lhe diga, continuaremos mal enquanto a imagem de Coimbra for um rio e uma colina, encimados por uma torre.
Esse paradigma está ultrapassado e se todos não encontarmos um novo paradigma de cidade; um novo desígnio para Coimbra continuaremos, como diz a minha mãezinha, sem sair da cepa torta.
Mas não faz mal, pensará, porque temos sempre a masturbação intelectual que nos estimula.
Mas para esse peditório já dei!
Anónimo disse…
cala-te esperança que só dizes asneiras....
Anónimo disse…
Ao anónimo da 1:00 PM

Obrigado pelo guião publicitário da campanha do autarca das 3 pontes e 2 estádios.

Estamos em tempo de campanha e é altura de fazer propaganda.

A cobertura da Baixa ou o Metro são contas de outro rosário.

O desemprego foi coisa de que nunca falou.

Os incêndios que disse estarem prevenidos não aconteceram.

O PSD é hábil a empurrar responsabilidades para os outros. Até parece que não foi Governo mais de 20 anos depois do 25 de Abril
Anónimo disse…
Coimbra está diferente.
Para muito melhor!
O pior cego é aquele que não quer ver.
Paciência... São assim os socialistas.
(Quem apoia Soares também não merece mais - uma sesta e... já está)
Anónimo disse…
O Encarnação diz que os jardins do mondego são contrapartida do programa polis....ah ah ah
Vê-se mesmo que ele já nem sabe onde fica a praça 8 de maio!
Se calhar já não aparece na Câmara há muito tempo.
O Vitinho quando era director financeiro da Câmara, e pagava a mais de 1 ano de distância, nem os credores recebia. Mas que grande Director Financeiro!
O GM, alia-se com quem lhe der tacho, seja direita, extrema direita ou mesmo do raio que o parta!
Assim, como é que podemos ir votar?
Como, se nenhum deles merece confiança?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides