Cavaquismo e cavaquistas-novos

Há quem troque o brio pessoal pela satisfação de viajar no lugar de trás de um qualquer veículo que julgue atingir a meta em primeiro lugar.

Muitos, com falta de brilho, tendem a gravitar, buscando a luz de quem possam tornar-se satélites. É duro perder, para quem não tem coragem para ser oposição e que, à míngua de mérito próprio, rejubila com o triunfo de quem pensa que sairá vitorioso.

Há nas adesões contra-natura um desejo de emendar o passado, o pretexto para mudar de barricada, a oportunidade de requerer o passaporte para refazer o curriculum. À vaidade, oportunismo e moleza de coluna juntam-se ódios, ressentimentos e ambições.

O carro do cavaquismo parece um albergue espanhol. Vão a bordo sociais-democratas, eanistas, cavaquistas indefectíveis, admiradores do Professor de Boliqueime, trânsfugas do costume, arrivistas, gente do aparelho partidário do PSD e excluídos do CDS/PP.

Quanta pusilanimidade ou carências de consideração social se escondem atrás de cátedras obscuras, altos cargos precários e desejos secretos de um assento no Conselho de Estado.

Às vezes basta-lhes a foto ou a oportunidade de aparecer na televisão na noite da vitória.

É a vida.

Carlos Esperança

Comentários

Anónimo disse…
Mas pq está a refilar? Portugal é assim, já reparou que somos (quase)todos fans do Benfica, Porto ou Sporting sómente pq podem ser campeões e muitas vezes nem se apoia o clube da terra.
Anónimo disse…
Ó Esperança, ó Esperança...
O que vale é que V. já não me pode desiludir mais do que aquilo que já desiludiu...
Então não é que se esqueceu dos SOCIALISTAS que apoiam Cavaco Silva?!
Sempre tão dado aos temas socialistas e agora esquece-se dos seus correlegionários?!
É verdade: também há socialistas com Cavaco Silva!
Anónimo disse…
Há invertebrados e trânsfugas em todos os partidos.
Anónimo disse…
então no PS ... é vê-los em lugares de topo a fazer jogadas por baixo da mesa com o "adversário" ! Depois, patetas, ainda votamos neles ! A mim não me apanham mais, a não ser neste caso dramático que é o perigo de termos de apanhar de novo com esse grande homem de "coltura" ... um verdadeiro humanista, esse grande homem de estado (ao que ele nos fêz chegar ...) que é o prufussor cavaco. Dentro de pouco tempo não será só 1/5 dos licenciados portugueses a pôrem-se a milhas ... Fica aqui um belo país dedicado à pimbalhada explorada, mas contente a passear no Shopping ! Ganda senhor prufoussor ! Povo sem vergonha ... querem levar a pimba de Boliqueime a 1ª dama. Eu tenho ideia de que em 1995 já ninguém podia com eles. Povo de memória curta ... o que é preciso é buver umas "mines" ...
Anónimo disse…
... e julgava eu que depois do 25 de Abril a ignorância tinha sido gradualmente eliminada !
Anónimo disse…
Caro desanimado:
A ignorância tem vindo a ser gradualmente iluminada ... pelo brilho dos ecrans da TV

BPC
Anónimo disse…
Quem tem mandado na televisão nestes 30 anos?
Mano 69 disse…
A publicidade e o grande capital.
Anónimo disse…
Cavaco é fixe!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides