Durão Barroso

Alvo de todas as críticas, muitas por mérito próprio, algumas injustas, Durão Barroso revela-se um líder incapaz de resolver as contradições que dilaceram a Europa.

No início desgastou-se com a obsessão de querer manter o comissário Rocco Buttiglione, um emissário da Santa Sé e protegido de Berlusconi. Agora é a desastrada presidência do Reino Unido, com um pé fora e outro dentro da União Europeia, à beira de desencadear uma crise orçamental e arruinar definitivamente a sua imagem.

Há um ano à frente da Comissão Europeia (CE), após deixar o País em crise e um Governo de que os portugueses rapidamente se desiludiram, Durão Barroso não tem razões para exultar como líder da Comissão Europeia.

Bush, Blair, Aznar e Berlusconi facilitaram-lhe a fuga, mas tornaram-se apoios cada vez mais comprometedores e cada vez menos recomendáveis.

A um presidente da Comissão Europeia não basta o entusiasmo na invasão do Iraque. Assim, Barroso arrisca-se disputar a Jacques Santer o lugar de o mais irrelevante dos presidentes da CE.

As férias no iate de um magnata grego e a recente vinda a Espanha no avião de Zapatero, longe de lhe aumentarem a credibilidade, contribuem para lhe dar uma imagem venal, enquanto as contradições europeias se agravam e os problemas se avolumam.

Comentários

Anónimo disse…
Como vem no The Economist desta semana (em defesa de Barroso), ele tornou-se no bode expiatório de tudo o que corre mal... ...e todos os estados vão lá dar a sua cacetadazinha.
Anónimo disse…
Mas também tem mérito.
Anónimo disse…
O Durão Barroso, é o protótipo de um Monumental bluff. Não tem iniciativa, não tem carisma, nunca teve um projecto estruturante para nada.
Saíu (fugiu) do governo, porque já não tinha resposta para o caos em q deixou o país. Mas há uma coisa que ele tem tido na vida que é SORTE! Não por mérito, mas porque nasceu com a tal estrelinha, mas pelos vistos sai sempre pela p0orta pequena, nem se dá por ele na presid~encia da comissão europeia!
Mano 69 disse…
É uma autêntica manta de retalhos o somatório feito por Carlos Esperança sobre Durão Barroso.
Anónimo disse…
Envergonha falar de Manuel Barroso aliás José Barroso aliás Durão Barroso. A peça é o paradigma do yes men mais oportunista da nossa memória recente.
FOI UM PÉSSIMO PRIMEIRO ministro que fez Portugal regredir 15 anos ajudado por Paulo Portas (e depois Santana-Portas).

Há tipos assim em todas as actividades. São tão maus, péssimos
que até nos envergonha dizer mal deles. Acabam sempre na presidência de algo ou na administração de algo.

Algo vai mal no mundo.

Nacib
Anónimo disse…
É preciso ter lata!
Diz o DB que todos os dias tem que provar que é competente para o cargo, porque é português.
Não é por ser português, DB!
É apenas e tão só por ser o DB!

Aliás, com esta conversa, a que tacho estará a fazer-se?
Anónimo disse…
O nosso mal é sempre o mesmo. Temos a mania que trazemos o rei na barriga. E assim não nos apercebemos da nossa insignificância como país e como pessoas. E projectamos em tudo as nossas frustrações e a nossa mania de grandeza. É por isso que o Durão é mau. Será sempre, porque não nos conformamos com a nossa pequenez... É a vida...
Anónimo disse…
mete nojo a forma mesquinha e estúpida como ataca um compatriota.

Eu tenho o cartão do PS e repondo-lhe assim, seu vermelho do c**
Anónimo disse…
Salazar também era compatriota.

O nacionalismo é o tribalismo dos néscios.
Anónimo disse…
O anónimo das 10.00 ainda não reparou que o cartão do PS também é vermelho. Tal como a bandeira do PS e metade da bandeira nacional. Deve por isso evitar algumas expressões que não ficam bem a um militante socialista.
Anónimo disse…
Vai l* no c*
Anónimo disse…
O cartão do PS é cor de rosa.
Anónimo disse…
É só dor de corno!
Anónimo disse…
O anónimo das 10.00 é que devia ter vergonha da linguagem vulgar para não lhe chamar outra coisa.!
Anónimo disse…
o anónimo das 10 precisa de lavar o teclado com esfregona e sabão azul.

o das 2.08 deve ser espanhol...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides