Jorge Sampaio




O Sr. Presidente da República Dr. Jorge Sampaio está a mostrar porque foi eleito presidente de todos os portugueses.
Neste final de mandato, um homem preocupado apenas consigo, não estaria a percorrer o país e a lembrar a todos quais os problemas do País, lembrando na circunstância os idosos.

Hoje como ontem Sampaio tem genuínas preocupações com as pessoas, não passa despercebida a forma como tratou o antigo edil do Marco de Canaveses e em contraposição, como bem recebeu o Presidente de Moçambique.
Ou a forma como geriu a crise política originada pela demissão do governo, com o abandono de Durão Barroso para ser candidato à Comissão Europeia.
Ou ainda, como de forma lúcida e oportuna convocou as últimas eleições legislativas.
Sampaio não gasta cartuxos em vão, tudo tem um sentido, tudo é preparado com um objectivo, tudo tem significado.

Sou militante do partido Socialista mas nunca fui Sampaísta pelo contrário fui na organização a que pertencia um seu ardoroso contestatário. Quando Sampaio era Secretário-geral do Partido Socialista, alguns como eu, pensavam que o problema estava em Sampaio e na sua equipa, e não no PS, reconheço hoje que naquela conjuntura não era possível levar o PS ao poder, estou por isso arrependido embora tardiamente.
Noutra conjuntura foi exactamente Sampaio quem venceu Cavaco Silva, de facto, perder as legislativas e ganhar as presidenciais só tem uma justificação. Não se tratava de um problema de pessoas mas de ciclos políticos.
Releva por isso a velha conclusão, “não há ninguém imbatível”

Mas não é o seu protagonismo como Secretário-geral do Partido Socialista que está aqui em análise.
No papel de presidente de todos os portugueses Sampaio sai sem mácula, podem alguns discordar da forma como Sampaio interpreta e exercita os poderes presidenciais, mas ninguém com um mínimo de razoabilidade poderá questionar a sua dignidade, isenção, imparcialidade e fundamentalmente o seu genuíno carácter solidário.
O país deve estar muito grato a Sampaio, ele será sempre um dos seus mais honrados representantes.
Sampaio sai em grande e como simples cidadão, tiro-lhe o meu chapéu.

Paulo Alves

Comentários

Anónimo disse…
Tu não usas chapeu pá!

O Sampaio foi uma nulidade politica.

Apanha juízo.
Anónimo disse…
Saiba V. Senhoria, Ex.mo Senhor Prof. Doutor Eng. Carlos Esperança que a posta que V. Ex.a coloca faz lembrar os textos do antigamente... com tanta vénia e tantas mesuras.
Que V. Ex.a saiba perdoar a minha bojarda... (Queira V. Senhoria permitir o uso do termo mais popularucho)
Anónimo disse…
Não são mesuras nenhumas é a realidade, só não vê quem não quer ver!
Sampaio foi um Presidente que honraria qualquer país do mundo civilizado. Soube actuar quando foi preciso, chamou as coisas pelos seus nomes na devida altura e doesse a quem tivesse que doer. Emocionou-se como grande humanista que é, quando o povo (que se vê bem que ama) o fez comover. Enfim só por maldicência e despudor é que se mancha uma pessoa que vai sair pela porta GRANDE.
Anónimo disse…
Não ponham foguetes antes da festa,
até ao lavar dos cestos é vindima.
Mas concordo que Sampaio tem estado à altura do cargo, como aliás esteve Soares.
Lembram-se da popularidade de Soares em 1995?...
Anónimo disse…
TODOS NOS LEMBRAMOS DA POPULARIDADE DE sOARES NÃO FOSSE ELE PERDER, ENTRETNO, O SENTIDO DA HORA DE IR EMBORA.
HÁ POLÍTICOS QUE NÃO SABEM IR EMBORA. NÃO SABEM HONRAR OS MAIS ALTOS CARGOS DA NAÇÃO QUE OCUPARAM E VOLTAM. MAS O DITADO POPULAR QUE DIZ QUE A MESMA ÁGUA NÃO PASSA DUAS VEZES EM BAIXO DA MESMA PONTE É VERDADEIRO.
Anónimo disse…
Concordo com este último comentário. Os políticos agarrados ao poder têm de perceber de uma vez por todas que há uma hora para tudo: para assumir combates, para desempenhar funções executivas relevantes, para ocupar lugares em senados, lugares de comentadores, escritores, enfim...cada um, de acordo com as suas apetências se colocará onde melhor for, mas o que não pode acontecer é perder-se a noção de que os lugares não são eternos para as mesmas pessoas. Há uma hora de entrar, há outra hora para não entrar e outra de sair.
Nomes de pessoas que não perceberam isso e obrigaram o povo a mostrar-lhe sisso da pior maneira: Mário Soares, Almeida Santos, Jorge Coelho.
Anónimo disse…
Não se enervem por causa de mim.
el s (pc) disse…
P.A.diz : "...Quando Sampaio era Secretário-geral do Partido Socialista, alguns como eu, pensavam que o problema estava em Sampaio e na sua equipa, e não no PS..."
mas não conseguiu dizer (embora quase o dissesse)
"...Quando Sampaio era Secretário-geral do Partido Socialista o problema estava no PS e não em Sampaio e na sua equipa..."
1313 disse…
"Serenidade, Serenidade" ... foi o que ele disse
Anónimo disse…
pela lógica das coisas de alguns, Sampaio pode tirar o cavalinho da chuva que não volta a Presidente.
Estará isso correcto?
Anónimo disse…
O cidadão Jorge Sampaio apoiará que candidato?
A quem colocará a prenda no sapatinho?
Ou será que o cidadão Jorge Sampaio não pode apoiar nenhum candidato?
Anónimo disse…
Mas que tacho!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides