Lisboa consagra-se a Nossa Senhora de Fátima


Vai ter lugar, hoje, às 20H00, a consagração de Lisboa à Senhora de Fátima.

Será que os crentes de outras religiões, os agnósticos e os ateus não podem pedir dispensa?

Comentários

Anónimo disse…
É espantoso como em pleno século xxi se continua a praticar a magia e a levar essas coisas a sério. O que demonstra que estamos a 2000 anos ainda da sociedade livre pela qual lutamos liberta dos pastores e seus cajados.
A humanidade será livre somente quando a ignorância tiver sido vencida e os homens forem homens e não carneiros e ovelhas.


BPC
Anónimo disse…
...e o que é que significa isto ? "Consagra-se" ? Como é que se faz ? Suponho que é uma técnica de marketing ...
Anónimo disse…
Meus caros anteriores comentaristas e o próprio questionador, já pararam para pensar porque é que estão cá? porque é que nasceram? foi por acaso??? Nasceu, morreu e pronto...

Foi ou não foi a Virgem Maria uma grande mulher? Uma mãe Santa que viu ser espancado e crucificado um filho que pregava o AMOR do Homem pelo Homem, e que mostrava que a vida não era só isto... Se fôsse valeria a pena nascer, para ter x % de alegrias e yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy% de tritezas, doenças, amarguras e depois a Morte?????

Que mal vem ao mundo de a espiritualidade estar a querer romper o DESAMOR deste mundo de Desigualdades, Atropelos, Desumanização, Falta de Amor ao Próximo,etc.,etc., etc.
Maria é Amor, é Paz, feliz de Lisboa por se lembrarem de fazer esta aliança, já agora que consagrem tb Portugal inteiro e a minha terra Figueira da Foz, que bem precisa!
Deixem ter valores espirituais a quem quiser tê-los, não é daí que vem o mal... o mal vem da falta de amor de uns para com os outros. Se olhássemos mais para o que nos cerca...
Anónimo disse…
Basta:

Sou defensor da liberdade religiosa e das outras.

Mas parece-lhe bem que se consagrem a uma imagem católica os protestantes que não acreditam na virgindade de Maria, os islâmicos que odeiam o cristianismo, os judeus que os cristãos gostavam de queimar e os agnósticos e ateus?

Não será abuso de quem julga que todo o mundo é seu?
Anónimo disse…
Qual a diferença entre um agnóstico e um ateu?
Anónimo disse…
Caríssimo Carlos Esperança,
A virgindade de Maria, não está aqui em apreço.
Os Islâmicos, continuarão a ter a sua postura religiosa, bem como os Judeus (não estamos aqui a fazer nenhuma catarse!)
O Agnóstico (do Agnosticismo-doutrina filosófica que declara o absoluto inacessível ao espírito humano), continuará a ser agnóstico.
Ateu- o que não segue religião alguma, descrente, continuará a ser descrente. A todos respeito, e sei que poderão ser pessoas com fortes padrões morais e humanistas.
Mas, como sabe Portugal é maioritáriamente católico e eu, com muita alegria incluo-me nesse grupo.
Ninguém tem que se sentir violentado porque este é um acto de amor e de espiritualidade e não de afronta a ninguém, quem não sentir Lisboa consagrada a Nossa Senhora, não sente , ponto final!
Os meus cumprimentos.
Anónimo disse…
Mas não acha que deviam consagrar apenas os católicos?

O resto é um abuso de quem se julga em maioria.

Ou acha que as minorias não devem ser defendidads?
Anónimo disse…
Eu sou católico, mas não acredito na virgindade da Maria. Nem vejo em que possa haver milagre nisso.
O que tem a virgindade a ver com a Fé?
O que falta aí é virgens que nem com um milagre se salvam...

Olhem, digam ao Sócrates para fazer uma estátua à Nossa Senhora de Fátima (não à de Felgueiras, entenda-se), ao lado do Cristo-Rei, ou então junto à entrada da ponte Vasco da Gama.

Eu tenho fé, mas acho que a fé não tem nada a ver com a virgindade. Nem percebo a insistência nesta doutrina.

Se calhar, afinal não tenho assim tanta fé, nem sou assim tão católico. É melhor ir falar com um Sacerdote, para lhe colocar as minhas dúvidas e inquietações.
cãorafeiro disse…
carlos, o que este episódio tem de triste é que isto fazia-se era no tempo do salazar...

nessa altura deu muito jeito empolar esta históraia de aparicões e consagrações...

faz-me lembrar as aparições de nossa senhora em medjugorie, na bósnia, junto à croácia, que são usadas pelos nacionalistas croatas para justificar uma espécie de benção divina ao nacionaismo assassino dos croatas
andrepereira disse…
Sou contribuinte. Pago Milhares de euros de impostos (directos e indirectos) e vejo a televisão pública a gastar o seu orçamento - pago (também) por mim - durante largas horas num assunto que não só não me interessa como vai contra muitas das minhas convicções.
A Igreja a quem foi dada de bandeja a TVI não teve engenho nem arte (nem apoio dos seus fieís) para a conservar em suas mãos. Agora usa a RTP.
Mal empregado dinheiro...
Anónimo disse…
Você se não acredita não se sente consagrado pois não???
Quem tiver fé e acreditar que viva este momento, quem não acreditar fica na mesma.Então para quê a indignação, para quê a conversa da virgindade!?Eu creio, eu tenho fé, sinto-me bem com manifestações de fé, qual é o problema?
Se eu não tivesse fé, se não tentasse ver à luz da minha fé, este mundo cão não faria sentido!
Deixe-me que lhe diga, também, que muito boa gente quando se vê em APERTOS apela para ajuda Divina, nessa hora são capazes de se lembrar...
Mano 69 disse…
Caro cãorafeiro
As inferências são apanágio do Carlos Esperança por isso é favor corrigir o tiro porque o homem vai sempre à caça sozinho.

Agnóstico: não nega nem acredita na existência de Deus dado que se declara inapto para o conhecer.
Ateu: nega a existência de Deus.
Mano 69 disse…
Ó André Pereira

Isso é fácil é só desligar o aparelho de TV, tem um botão próprio para isso!

Mais uma vez os órgãos de comunicação social estão a ser parciais. Isto é sem margem para duvidas perseguição e que já vem das legislativas em Coimbra...
Anónimo disse…
Os órgãos de comunicação social limitam-se a noticiar. E a dizer que na manifestação da consagração, hoje em Lisboa, haveria 5oo.ooo pessoas. Não sei se eram tantas mas era seguramente muita gente. E ninguém foi obrigado a estar presente. Foi quem quiz. Deixem as pessoas em paz com as suas convicções morais e religiosas. Anda por aqui gente que não compreende o fenómeno religioso e ainda por cima quer forçar as pessoas a não serem religiosas. O que demonstra o género de personalidades que por aqui se acoitam. Estalinistas da treta...
Anónimo disse…
Anónimo das 11:36

Estalinista só se for o leitor. Aliás o que vi de mais parecido com o estalinismo foi a inquisição.

De resto, aqui ninguém ataca a religião, apenas não permite que os padres tomem conta do país como fizeram ao longo da história.

E olhe que não eram meigos para quem os contrariava.
Anónimo disse…
Deixe os padres em paz. Há excelentes padres que consagram a vida inteira a espalhar a palavra de Cristo, e que levam uma vida simples ao seu serviço. E como em todos os sectores há padres indignos de pronunciar sequer o nome de Cristo e que para aí andam não sei com que consciência, mas isso... é um problema deles!
É bom acreditar em algo sublime, algo que não se vê mas cuja companhia e amor se sente, e ter tb a suprema alegria de sentir FÉ, mas disso só fala quem entende...
Anónimo disse…
Os padres a tomar conta do País? E querem? Você anda na lua, ou então está a armar-se em D. Quixote mais os seus moinhos guerreiros. Liberdade de expressão e pensamento. Sabe o que é? Parece-me que o meu amigo enfrenta um grave problema de consciência. É que não consegue admitir, talvez porque se sinta uma espécie de iluminado, que haja pessoas que optem por ter práticas religiosas. Para si isso parece ser uma afronta, porque acha que estão a ser manipulados, que são analfabetos, etc. Não percebe que isso pode ser uma orientação pessoal perfeita e conscientemente assumida e que não traz nenhum mal ao mundo. Socorra-se dos filósofos gregos especialmente daquele que dizia que "só sei que nada sei", e vai ver que ainda tem muito para aprender. Só para acabar: não sou religioso.
Anónimo disse…
Oh Basta!, eu não tenho nada contra quem acredita na virgindade e por isso se V. Ex.ª acredita, pois tanto melhor.
Agora, fundar a Fé Católica nessa história da virgindade é que me parece um tanto ou quanto excessivo. Mas por alma de quem é que a N.S. tinha que ser virgem?
E depois parece que a virgindade é um requisito da santidade.
Aliás, essa história presta-se a derivações menos edificantes, essa de o Senhor as querer virgens!...
Também não é isso que querem os mártires lá na Palestina?
Isto não quer dizer que defenda o deboche e a devassidão. Pelo contrário, a castidade é um bom remédio para muitos males...
Mas daí a fundar a Fé Católica na Virgem vai um passo que as minhas pernas não conseguem dar - talvez por não conseguirem libertar-se da matéria...
Anónimo disse…
OH Maria do Céu você sabe o que leu!? Ora vá lá ler outra vez e veja se faz sentido o que me está a perguntar!? Quem é que falou que acreditava na virgindade!? É preciso saber ler...
Anónimo disse…
Quem é que é virgem, afinal?
Anónimo disse…
Eu. Se não fosse como é que tinha pachorra para tal discussão? Mas essa da virgindade... Sabe: é preciso saber alguma coisa da história das religiões. Conhecer alguns conceitos básicos. E que são comuns a quase todas elas. Mas não é assunto para aqui, levava muito tempo a explicar.
Anónimo disse…
Houve um comentador que se deu ao luxo de misturar espiritualidade e fé e a falar de Cristo, como se qualquer deles tivesse alguma coisa a ver com passeios de estátuas e folclores destes vendilhões ...

É espantoso como em pleno século xxi se continua a praticar a magia e a levar essas coisas a sério.
A ignorância não é uma nódoa fácil de apagar.

É INUTIL TENTAR CHAMAR OS FANÁTICOS À RAZÃO.

Os fanáticos sabem bem que devem temer-nos. Eles sabem (...) porque sempre nos perseguiram e queimaram.

Mas sabem também que o vento mudou à custa de muitos sacrifícios nossos e da nossa inteligência e já perceberam que a humanidade será livre.
A ignorância vai ser vencida e os homens serão homens.

DAQUI A 2000 ANOS esta gente NÃO FALARÁ COMO HOJE e a sua importância será apenas uma referência histórica.


BPC
Anónimo disse…
oh basta! anonimo, da terra da Figueira da Foz, portanto boa gente,

o Amor é o que nos une, certo?
então, o Amor é que devia ser a Fé

mas metem a história da virgindade pelo meio e complicam tudo!
pense bem, agora que vem aí o Natal

havia necessidade de levantarem tantas suspeitas?...
até parece que D. José se recusou a pagar alimentos...

por quê complicarem uma bela história de Amor?

agora, não acreditar na virgindade de Maria não significa - penso eu -que não possa ter fé

ou só quem acredita nisso pode ser Católico?
Anónimo disse…
André Pereira, também sou cidadão, também pago impostos, NÃO SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO, e acho muito bem que o meu dinheiro seja utilizado pela RTP para transmitir a procissão de Lisboa.
Portugal é maioritariamente católico. O canal das minorias é o ":2", não é?

Maria do Céu (lindo nome!), vá gozar com outros. A sua conversa já chateia. Andam com ela desde 1974 e só têm levado na cabeça; mas nem assim aprendem. Vá a Fátima, mulher, fale com as pessoas e verá aquilo que o seu "eu" material certamente nunca conseguirá compreeender - e não pense que são analfabetos; também lá encontro muitos professores universitários.

Viva Portugal!
Anónimo disse…
Ganda "post"!
Dezenas de comentários.
Aqui se vê a força do Portugal católico!
(900 anos de História nunca serão apagados por um qualquer grupo de maltrapilhos iedeológicos. Nunca!)
Anónimo disse…
O meu primeiro comentário vai para a M. do Céu.
Eu nunca falei da virgindade de Maria, Santa Mãe de Cristo, pelo contrário achei não ter cabimento restringir a nossa conversa a um facto a que eu não dou importância absolutamente nenhuma! A Sagrada Escritura é feita de parábolas, tudo deve ser analisado de acordo com a época e nada mais digo sobre este assunto.
Sim é o Amor que nos une e que nos eleva espiritualmente, e porque é que sentimos Amor uns pelos outros? O que é a Alma? Donde é que nos vem o sentimento, é de um músculo? Porque é que estamos aqui, a vida é só isto? Nasceu, morreu e acabou? Deixo estas reflexões sem intenção nem de melindrar ninguém, nem de ser melindrada!
Quanto ao anónimo BPC, não desço ao seu nível, só lhe pergunto ainda vive no tempo das cavernas?
Anónimo disse…
O BPC existe. O Satanás também.
Anónimo disse…
Se a TV gasta tanto tempo e dinheiro com futebol, por que não também com Fátima.
Aliás, o funeral da Rainha do Fado também não lhe interessou?
Futebol, Fátima e Fado. Querem melhor?
Anónimo disse…
Ganda post!
Anónimo disse…
O que nos salva são as fezes! Já ando com um ceste de vime, por esse caminhos, à bosta, isto é às fezes, para estrumar as finas areias da Gandara, não esteja eu em 1946!
Anónimo disse…
basta!:
Foi você que falou primeiro na virgindade da N.S.
"A virgindade de Maria, não está aqui em apreço."
Não venha agora fazer de conta que não tem nada a ver com o assunto.
Mas acredite que não melindra nada.
Quanto à Alma e sua eternidade: why not?...

Quanto ao cavalheiro que está chateado com a conversa e que acha que estão a gozar com ele, não tem razões para se sentir ofendido.
Mas faz mal em dizer que foi em 1974 que começaram com a conversa e que quem fala no assunto só tem "apanhado na cabeça".
É que a conversa vem de muito antes e quem sofrido é a Igreja... que aliás podia fazer muito mais por este País, se se desse ao trabalho de tratar o "rebanho" como gente adulta, em vez de insistir na Fé em "stórias" para crianças...
Porque senão sempre têm a "stória" da cegonha para variar um pouco.
Anónimo disse…
Ganda post!
Ganda nóia!
(Valem mais alguns comentários, é verdade... Como este que aqui termina!)
Anónimo disse…
Quando falei em Virgem Maria não foi com a intenção literal do termo, porque acredite ou não na sua virgindade, chamei-a assim como poderia ter chamado Nossa Senhora, Maria mãe de Jesus etc., etc.,. Nunca pensei que de um post que tinha uma mensagem de humanidade, fé, amor ao próximo o que vos prendeu ao debate foi se Maria era virgem ou não!!!! Francamente!!!!
De tudo o que foi dito só isso foi importante???
Não percebo gente como este gandaro e outros!Talvez fossem mais felizes se acreditassem , se tivessem um pouco de Fé.
Anónimo disse…
Desconverse, desconverse...
Já agora foi o Espírito Santo que escreveu...
Mas, afinal, qual é o problema?
Não se pode falar sobre isso?
É tabu? Isso é que é ser crente?
Isso é que é ser católico?
Anónimo disse…
Gandaro,
Asua linguagem melhorou bastante.
Pode dizer o q quiser, se isso o faz feliz...
Eu nunca desconverso, eu converso, e mantenho tudo o que disse.
Tenho fé, sim, nem sempre foi assim, mas hoje sinto-me feliz na minha vertente católica, encontrei um significado para a minha vida, tornei-me uma pessoa melhor para mim e paro os q me rodeiam, graças a Deus.
Tb não sou nem ignorante, nem pertenço a nenhuma seita. Sou católica, praticante sempre q posso, e tb não vou à igreja para julgá-la nem ao comportamento dos padres, nem aos dogmas da instituição, etc., etc., etc.
Apenas aprendi sozinha a desenvolver a minha espiritualidade.Cada um responde por si e pelos seus actos.
Dizer mal das pessoas q têm fé é moda! Apelidá-las de atrasadas intelectualmente, tb, mas olhe que não, olhe que não!
Anónimo disse…
Ó Senhora D. Basta:

Aqui ninguém atacou a espiritualidade de quem quer que fosse.

Apenas perguntei se era legítimo consagrar uma cidade inteira à Senhora de Fátima.


Não acha que os ateus, agnósticos e crentes de outras religiões, nomeadamente cristãs, têm direito a ser poupados?
Anónimo disse…
O Blog Master tem privilégios de acesso especiais: sabe que a bloguista Basta! é uma senhora.

Assim sendo, a conversa sobre a virgindade das Santas é sobretudo inconveniente, e compreende-se perfeitamente a reacção da Sra. D. Basta!, que terá ficado melindrada com a discussão, em especial com expressões mais grosseiras como a do bloguista Gandaro.
Pelo que me permito sugerir que o tema não seja prosseguido. Temos uma Senhora na sala.

Mas queria aproveitar o que disse o Gandaro para dizer que a agricultura biológica muito teria a ganhar se todos fizessem como ele. Poupava-se muito em fertilizantes e em especial o ambiente não era tão atacado.

Mas vão ver que o Sócrates ainda se lembra dessa para os que querem subsídios de reinserção e outros...
Anónimo disse…
João Moderado:

O sexo da senhora D. Basta descobri-o no post que ela escreveu e que transcrevo na parte que a identifica:

«Sou católica, praticante sempre q posso, e (...)»
Anónimo disse…
Caro Blog Master: não havia necessidade...
Acredita-se na boa intenção do esclarecimento, mas para quê falar no sexo da D. Basta... Ora, ora, sinceramente.
Anónimo disse…
Ora aí está outro tema interessantíssimo, o sexo da Sra. D. Basta!!!!
Estou fartinha de escrever quer para a Ponte Europa como para Amicus, à Beira Mar, Politicahouse, etc., etc.,sobre politica q me interessa bastante, sou activa politicamente. Tenho discutido aqui assuntos sérios q dizem respeito a nós todos, "under ANONYMOUS", e c/ Basta! tenho tido sempre muitos seguidores no que digo. Agora q disse o sexo a que pertencia!?!?!?!?!?!? Não é necessário comentar mais...
Anónimo disse…
D. Basta:

Se alguém não é misógino sou eu.

Uma sociedade em que haja tratamento diferente para homens e mulheres é uma sociedade doente.

Mas olhe que não pensava assim Paulo de Tarso ou Agostinho.

Nem a Tora, o Novo Testamento ou o Corão são assim democráticos.
Anónimo disse…
Minha Sra. Dona Basta, os seus contributos para este post têm sido muito importantes. Poucos são os posts que geram tantos (e bons) comentários.
Se calhar não encontrou tantos «seguidores» como desejaria.
Mas, independentemente do sexo que nos quis revelar - e que não me parece que seja tema de especial interesse tal como o da virgindade de N.S. -, a profundidade das reflexões que suscitou e o nível do debate que sempre soube manter levam-me a sugerir que lhe seja atribuído o título de Comentadora Honorária do Ponte Europa. Que lhe parece?
el s (pc) disse…
Tambem quero a minha cidade consagrada a virgem. Porque é que tem de ser só Lisboa? Tb quero Couimbra, porto e Faro. Setúbal, Brage e Viana, aliás todo o portugal. E quero a RTP1 a transmitir de todo o lado. não só de Lx para todo o país. Tb quero e tenho esse direito de exigir...
Anónimo disse…
Eu preferia uma estátua da virgem à estátua do Papa.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides