Onde pára D. Catalina?

Catalina Pestana

Notas sobre a Casa Pia de Lisboa

2002-11-29
O Ministro da Segurança Social e do Trabalho, António Bagão Félix, nomeou para Provedora da Casa Pia de Lisboa Maria Catalina Batalha Pestana, que iniciará funções na próxima 2ª feira.

Catalina Pestana exerceu, entre outras, as seguintes funções:

- Directora do Plano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (1998-2002),
- Coordenadora Nacional do Projecto Vida no Ministério da Educação (1990-1993),
- Directora do Colégio de Sta. Catarina da Casa Pia de Lisboa (1975-1987).
......................................................................

Arredada há algum tempo dos noticiários televisivos que alimentava com ar simples de dona de casa, loquaz a exibir ternura pelos «seus meninos» cuja violência sofrida nunca notara nos anos em que foi Directora do Colégio de Santa Catarina (1975/87), onde pára D. Catalina?

Uma dia vi-a mentir, quando disse que era muito amiga do Dr. Paulo Pedroso e, no dia seguinte, soube pela comunicação social que ela acabara de avalizar os testemunhos que o incriminavam.

Como se pode ser amiga, sentir necessidade de exibir essa amizade em público e ter a certeza de que esse amigo é um criminoso? Há aqui algo que escapa ao senso comum, uma personalidade suspeita, que o desejo de protagonismo é insuficiente para explicar.

Esta mulher tem o dever de colaborar com a justiça, não na qualidade de Provedora cujo mandato expirou, na qualidade de testemunha, sem visitas clandestinas a Carlos Silvino e ofertas de pastéis de Belém.

O País tem o direito de saber se há erros judiciários que mancharam a honra de pessoas honestas ou se se tratou de uma ignóbil cabala, quem a urdiu e com que objectivos.

Comentários

Anónimo disse…
São postos em causa os reconhecimentos e os testemunhos "pretendidamente incriminatórios", como sublinha o acórdão. Classificam as declarações de "falsas, inventadas, contraditórias e delirantes", acusando o MP de "tentativa de manipulação grosseira de depoimentos". Concluem que este nunca devia ter sido acusado neste processo, quanto mais arguido. Paulo Pedroso pede uma indemnização de cerca de 850 mil euros por ter sido detido em prisão preventiva "ilegalmente

DN de hoje
Anónimo disse…
Catalina Pestana defendeu os alunos da Casa Pia como uma mãe defenderia os seus filhos. Colocou-se ao lado deles fazendo-lhes sentir a protecção e o amor que durante tantos anos foi sonegado áquelas crianças. A Justiça cabe aos tribunais executar, a uma mãe cabe o papel de dar o amor e defender os filhos. Fossem entrevistar a mãe de Paulo Pedroso e ela diria, ainda que provada a sua culpa, o quanto o continuaria a amar.
Anónimo disse…
Eu ainda não percebi a História toda.
O Dr. Portas tinha problemas que se relacionavam com lutas de maçonarias e outros grupos de interesse das altas finanças e outros dinheiros e elevações morais.
O Dr. Ferro Rodrigues começou devagarinho a atacar o Dr. Portas até se tornar mais feroz.
Depois, o Dr. Portas tomou conta dos serviços de informação e do Ministério da Justiça, incluindo a Judiciária. A partir daí foi um regabofe na televisão: desde o braço direito do Ferro Rodrigues, ao inevitável Embaixador Ritto até ao Senhor D. José Policarpo, todos passaram naquele processo de pedofilia.
Aind ame lembro quando há uns 15 anos atrás o Herman José brincava com o Dr. Portas, então ilustre e brilhante jornalista por supostamen fazer umas festas com os "café com leite de pele tenrinha."
Nunca se apurou se verdadeiramente a sexualidade de Portas é de carácter hetero-, homo-, bi-, ou qual outra. Eventualmente voyeur. Também não me interessa muito. Nem o que fazia ele com os Braga Gonçalves nas festas das maçonarias de Cascais. Não me interessa desde que não estejam a comer e a beber à custa dos meus impoistos e do sofrimento do povo que trabalha.
O que não percebo é o que é que o Paulo Pedroso tem a ver com isto. Terá a ver com ser o braço direito de Ferro Rodrigues? Um dos mais brilhantes quadros do PS com menos de 40 anos?
Será da sua carinha imberbe?
Só sei que a História não pode deixar apagar esta página negra do nosso país.
1313 disse…
Acerca deste caso pia repugnante que contribui para a certeza cada vez maior na existência da justiça apenas enquanto um conceito ou ideal abstracto que não tem qualquer expressão real, posso dizer que se nos (a nós espectadores) metem os dedos à bruta pela garganta a dentro, é de esperar que o vómito seja prolongado.
Luís Bonifácio disse…
O País tem o direito de saber se há erros judiciários que mancharam a honra de pessoas honestas ou se se tratou de uma ignóbil cabala, quem a urdiu e com que objectivos..

Claro que foi uma cabala, não a acusação, mas este ignóbil despronunciamento, realizado às ordens do Grande Oriente Lusitano.

A Justiça em Portugal Morreu, resta saber se alguma vez nasceu!
Anónimo disse…
Luís Bonifácio:

Se é tão rápido a acusar sem provas como lento a exibi-las, revela os traços da sua personalidade.
Mano 69 disse…
Carlos Esperança no seu melhor: a CATILINÁRIA

Nada como esperar para ver e depois fazer acusações avulsas. Como sabe é ao tribunais quem compete fazer justiça, acusando ou não as pessoas, “processos de intenções” era antigamente …
Mandar recados por interposta pessoa (internet) só lhe fica mal, até porque o que está a fazer é disparar até acertar em alguém.
Anónimo disse…
Mano 69:

Está, no meu ponto de vista, a ser injusto. Qual foi a pessoa que visei? - Foi a D. Catalina. Põe em dúvida a minha afirmação sobre ela?

Estou de acordo consigo que é aos tribunais que cabe fazer justiça. São a base do Estado de Direito.

Diga isso aos que afirmam que não há fumo sem fogo.
Geosapiens disse…
...esta célebre amiga tem muito que se lhe diga...veremos se a sua filiação também não é Opus Dei...tal como Bagão Félix...procuremos aí a ligação comum dos dois (visto que esta nunca foi politica) e veremos que pode ter havido mais coincidências do que poderemos supor...
...que fique aqui referido que acho estupido as teorias conspirativas...mas depois do caso do Retail Park de Alcochete...pus-me a investigar este...
...e encontrei ligações muito interessante de entre os elementos do CDS...da Opus Dei...e a ala direita da Maçonaria (dita de "Regular") que deu origem à Casa do Sino, cisão por todos conhecida (mas muito mal contada) que foi provocada por elementos da Opus Dei...dentro da Maçonaria dita "Regular"...escreverei sobre isso num post...mais lá para a frente...o post sobre...a Candidatura de Cavaco Silva e a Opus Dei...foi o aperitivo...um abraço...
Mano 69 disse…
CATILINÁRIA II

Claro que coloco em causa as suas afirmações sobre Catalina Pestana porque são feitas sem qualquer base sólida, a não ser que você tenha conhecimento de algum processo que esteja para ai a surgir…
Anónimo disse…
«CATILINÁRIA II

Claro que coloco em causa as suas afirmações sobre Catalina Pestana porque são feitas sem qualquer base sólida...»

Mano 69:
Repito o que disse:

«Uma dia vi-a mentir, quando disse que era muito amiga do Dr. Paulo Pedroso e, no dia seguinte, soube pela comunicação social que ela acabara de avalizar os testemunhos que o incriminavam.»

Não duvide disto. Vi, ouvi e li. E não minto.
Anónimo disse…
Não chego a conclusão nenhuma, mas "sinto" que esta galinhola Catalina é bicho capaz de muitas e variadas golpaças. Nem que seja poe estupidez ! "Os meus meninos ...", dizia a criatura com esperança em ficar na História qual D. Maria !!! Lá ficará nesta triste história e verdadeiramente desfocada na foto final. Uma palavra para algumas opiniões de gente absolutamente cega na sua voracidade de destruição de tudo que não seja "direita" neo-liberal : chega ! Há um qualquer erro nesses raciocínios e uma enorme desonestidade : de base contra os gays, defendem (e babam-se) acerrimamente um. Porque é que este é estimável e os outros não ? Que católicos !
Mano 69 disse…
Não mente e também não se equivoca!?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides