A idade de Soares

De todos os quadrantes políticos, de todos os estratos sociais, mas sobretudo dos mais velhos (de espírito), o argumento da idade é atirado como uma lança venenosa e mórbida que pretende matar a discussão sem sequer a encetar.
Importante não é a idade, é a saúde e a vitalidade!

Apenas fica um dado curioso: o General Norton de Matos quando se candidatou em 1948 à Presidência da República tinha também 81 anos. (vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Norton_de_Matos)
E se essas eleições tivessem sido justas, como teria sido diferente o rumo do país no pós-guerra…

E que interessante ver que Mário Soares era já em 1948 o Secretário Geral dos Serviços da Candidatura do General Norton de Matos.

Veja aqui.

Comentários

cãorafeiro disse…
é muto diferente porque o norton de matos desistiu. tratava-se de um esforço para realçar o caráter autoritário do regime, e para isso foram buscar uma das pouca figuras que tinham à mão e que tivesse estado na 1º república, fosse conhecido e estivesse disposta a sacrificar-se.

mário soares candidata-se por vaidade, por ambição desmedida e num contexto democrático, sendo que dele se esperaria que estimulasse a renovação dentro da esquerda, coisa que ele nunca fez, pelo contrário, sempre a boicotou.

a candidatura de alegre vem dar um pouco de esperança às pessoas que se sentem de esquerda mas que não gostam deste tipo de jogos.

a questão da idade é uma falsa questão, temos o caso de benjamin franklin, por exemplo.

a questão da saúde, que a mário soares não falta, e ainda bem para ele, também não é um critério, pois franklin roosevelt foi presidente dos eua, tirou o país da grande depressão e conduziu-o durante a guerra, sendo um homem doente.

mas o ma´rio soares faz-me lembrar mais o papandreus da grécia.

a verdadeira questão é que mário soares já foi 2 vezes presidente.

por mim nem sequer devia existir a possibilidade de dois mandatos consecutivos.
cãorafeiro disse…
mas em relação à idade, noto em soares uma profunda arrogância, pelo facto de ser um homem saudável.

o problema é que nesta idade, a saude é um bem que desaparece de umdia para o outro. claro que tendo em conta que cavaco e alegre têm quase 70 anos, o mesmo se aplica a eles, e aliás alegre até sofre do coração.

a vitalidade de soares impressiona-me, quem me dera que a minha mãe tivesse 1/10 da vitalidade dele. mas veja-se o caso de chirac...
Anónimo disse…
Ó Andrézito, nisso tens razão:
"E se essas eleições tivessem sido justas, como teria sido diferente o rumo do país no pós-guerra…"
Sabes porque teria sido diferente? Não existiriam Marios Soares nem Melos Antunes, nem Rosas Coutinhos, nem Vascos Gonçalves, que abandonaram Angola e Moçambique e os Portugueses que lá estavam! SOARES DEVIA TER VERGONHA... EU SEI O QUE LÁ PASSEI E O QUE ESTE SENHOR LÁ FOI FAZER NESSA ALTURA! OS PORTUGUESES NÃO ESQUECEM...
Anónimo disse…
É verdade, ó André, os portugueses não esquecem.
Por isso é que Mário Soares NUNCA será eleito novamente Presidente da República.
Sim, sim, Portugal é uma República; não é uma monarquia.
Anónimo disse…
Ó anónimo:

As colónias dos outros países europeus não tiveram guerras prolongadas.

Quem foi o responsável pelo desastre, o ditador que mandou militares contrariados ou os democratas que assinaram a paz?

Acaso os países vizinhos de Angola e Moçambique, excepção para a África do Sul, têm prosperado?

O colonialisno é um crime. Eu também tenho familiares que vieram das antigas colónias, bem fascistas por sinal, mas tinha-os avisado de que a guerra seria perdida.

Só não via quem não queria.

O respeito que me merecem os que perderam os seus haveres honestos, não me impede de pensar que a descolonização era inevitável e que, após 13 anos de guerra, não havia hipótese de negiciações.

Nem motivação dos soldados para combaterem num país que não era o nosso.

Nem capacidade de continuar a recrutar militares.

Nem a posssibilidade de inverter o processo histórico.
Anónimo disse…
"Importante não é a idade, é a saúde e a vitalidade!" - Carlos Esperança

Vamos então ver saude e vitalidade:

«Jornalista: Ficou chocado com aquilo que disse o líder do PP?

Mário Soares: Não, não foi o lider do PP que disse isso. E aquela coisa que me referi, do terrorismo, foi o líder do CDS que disse isso, dr. Ribeiro e Castro, que é uma coisa inaceitável e impossível. Ele diz aquilo... ele é, ainda por cima, deputado do Partido Socialista... um dos grandes grupos do Partido Socialista é o Partido Socialista... o Partido Socialista Europeu... Imagine lá como é que ele vai entender-se com os colegas do parlamento a dizer dessas coisas aqui no plano interno... E é feio, não é bonito e... é uma pena que seja um dos mais entusiásticos, senão o mais entusiástico, apoiante do dr. Cavaco nesta eleição.»


Video aqui
Anónimo disse…
Onde está Carlos Esperança no último comment era para estar André Pereira.

Para o efeito importa pouco...
andrepereira disse…
Eu estava muito próximo de Soares quando ele proferiu essas declarações. Mas também estava no jantar onde fez um brilhante discurso e sem qualquer lapso relativamente a essa enormidade do Eurodeputado do Partido Popular.
Agora veja: ele ao afirmar CDS pode fazê-lo de propósito. Todos sabemos que CDS e PP não são bem a mesma coisa (veja-se o Telmo Correia e seus companheiros).
O lapso consiste em ter confundido Partido Socialista Europeu com Partido Popular Europeu. É um facto incontestável. Assim como é incontestável que ele tem 81 anos e que isso acarreta alguns lapsos na linguagem, sobretudo depois de um dia em que terá feito mais de 700 km, inaugurado meia dúzia de sedes de campanha, vários discursos de grande nível e acaba de sair de um Restaurante demasiado pequeno (Teimoso, em Buarcos) para as mais de 400 pessoas que o quiseram ver.
Se quiser fazer o seu juízo político final por aí, apenas lhe peço que tome em consideração todos estes factos...
cãorafeiro disse…
toda a vida o mário soares cometeu lapsos semelhantes a este.isto nada tem a ver com a idade.

NÃO SEJAM MESQUINHOS, eu nestes eleições estou por outro candidato, o manuel alegre, mas nem por isso acho que se deva atacar uma pessoa com base em trivialidades como esta.
Anónimo disse…
Ó André, não seja um cromo!
CDS/PP é UM partido. Como o PS da mãozinha e o PS da rosa são só UM partido.
Você tenta fazer os outros de parvos com a sua argumentação, já viu?
Mas olhe que a malta que lê o blog não é burra, percebe?

(Eu noutro dia ouvi Soares dizer que Cavaco se demitiu em 1995. Foi num jantar. Se calhar, o problema não está em Soares, está nos jantares)
Anónimo disse…
Pobres de espírito? Quem são?
Leia o "post" de Carlos Esperança, neste mesmo ponte europa, acerca da idade de "Fraga Iribarne ex-presidente da Galiza".
Mano 69 disse…
O problema do Fraga Iribarne é não ser laico, republicano e socialista.
Só isso e convenhamos que para o Carlos Esperança já não é pouco...
Anónimo disse…
Mano 69:

Naturalmente que a cumplicidade de Fraga Iribarne com Franco, de quem foi ministro, e com um regime que assassinou centenas de milhares de espanhóis é o motivo do meu repúdio pelo ex-presidente da Galiza.

Se fosse republicano, laico e socialista, naturalmente que seria outra a minha atitude para com o indivíduo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides