Política à portuguesa


José António Saraiva publicou hoje a sua última crónica com o título em epígrafe. Como ele diz, as suas crónicas não tinham por objectivo agredir ninguém. E é verdade.

Escreveu coisas interessantes e boas mas, frequentemente, as interessantes não eram boas e as boas não foram interessantes.

Foi a voz atípica de uma direita descolorida, o propagandista envergonhado do PSD, o monárquico desavergonhado e o devoto do rei... de Espanha.

Os arquitectos consideraram-no sempre um bom jornalista e os jornalistas lamentaram que tivesse deixado a arquitectura. Leitores de direita viram nele uma voz conveniente e os de esquerda um adversário educado e impenitente.

No fundo era um jornalista cinzento e conservador, o que lhe garantiu uma invulgar longevidade como director, que hoje finda, de um órgão que a deriva de direita não destronou de um lugar de referência na comunicação social portuguesa.

O Expresso antecipou o fim da ditadura e ganhou aí a sua credibilidade. Continua uma referência do jornalismo português e o repositório do que de mais importante se passou em Portugal nas últimas décadas.

Convertido em jornal de campanha de Cavaco Silva, sem perder o pluralismo que desde o número 0 (zero) é seu timbre, o Expresso deixa vago o espaço para uma experiência simétrica à esquerda.

Não sei se há viabilidade económica mas é urgente encontrar uma alternativa de sinal contrário.

Quanto a José António Saraiva desejo-lhe naturalmente felicidades.

Comentários

Mano 69 disse…
José António Saraiva e Carlos Esperança a mesma luta?

«Num tempo em que o mal-dizer, a calúnia, a inveja e a ignorância abundam é reconfortante e encorajador ver duas personalidades que se dedicam com elevação à causa pública.» André Pereira dixit
Anónimo disse…
Um jornal de esquerda???
Ahahahahahah!
Mais tarde ou mais cedo, acabam por fechar!
POR QUE SERÁ?
Anónimo disse…
Porque será que a comunicação social católica, dos jornais diários aos semanários, do canal de televisão com que o Governo de Cavaco favoreceu a Igreja, até às rádios, faliu?

Só existe, que eu saiba, a Rádio Renascença apoiada pela publicidade de pios empresários.

O «Jornal» teve uma vida próspera durante algum tempo.
Mano 69 disse…
Faliu? A TVI está falida e mal paga, ninguém a quer...
Anónimo disse…
Ho! Ho! Ho!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides