Ribeiro e Castro e o terrorismo

Ribeiro e Castro

Ribeiro e Castro, presidente da comissão liquidatária de um partido mal frequentado e em vias de extinção – CDS/PP –, não se limita a ser o líder de uma facção. Afastado da campanha de Cavaco, que o quer longe, pretende tornar-se o teórico da filosofia do terrorismo com a afirmação «o terrorismo nasceu na esquerda».

Ao acusar a esquerda (sem dizer qual) de estar na génese do terrorismo, o presidente do CDS mostra o rigor intelectual que exorna a comissão política do seu partido.

Ribeiro e Castro não é um boçal, um energúmeno analfabeto ou um idiota inimputável. É por isso que a acusação gratuita e demente parece de um homem que tem necessidade de morder um cão para ser notícia.

Que Cuba ou a Coreia do Norte sejam ditaduras não serei eu a negá-lo, só estranho a desmemória de quem esquece o nazi/fascismo e omite Franco, Salazar, Pinochet ou Hitler.

Antes da Revolução Francesa onde, pela primeira vez, aparecem os conceitos de direita e esquerda, já havia terrorismo. Basta lembrar as Cruzadas que não ocorreram ao pio democrata-cristão.

Mesmo a comparação entre Che Guevara e Stalin carece de algum discernimento. O primeiro só lutou contra ditaduras e o segundo foi um sanguinário ditador.

Ribeiro e Castro escusava de lembrar os portugueses das ligações do CDS ao ELP e ao MDLP quando ele era dirigente do partido. Ramiro Moreiro, o Ângelo de Trancoso, Alpoim Calvão e o inefável cónego Melo do cabido da Sé de Braga não são certamente homens de esquerda.

Comentários

Anónimo disse…
Não sendo Ribeiro e Castro um tolo, parece-me que as posições que tem vindo a adoptar, mais do que sentidas, visam essencialmente posicionar o partido mais próximo do eleitorado de extrema direita. O próximo passo será o confronto verbal á resposta que certamente será dada por parte da esquerda e que culminará com futuros desacatos entre os militantes das duas partes que serão "a cereja no cimo do bolo" da divulgação do novo estilo do CDS-PP.
Francisco disse…
Há por aí muita gente que ainda tem umas continhas a ajustar com o actual regime político instituído pela Constituição da República de 1976...
Há coisas difíceis de engolir, e que levam décadas a digerir.
E depois de (mal) digeridas, dão o resultado que se vê.
Nada que um bom laxante democrático não resolva.
Só que leva tempo.
Anónimo disse…
Este maricas deste Ribeiro e Castro ( lembram-se da bronca do Parque Eduardo VII ?) devia ser enrabado por um macho do PSD. O problema é que não os há.
Anónimo disse…
Eu sou do PSD e sou suficiente macho para enrabar o Ribeiro e Castro
Anónimo disse…
Anónimos das 5:18 e 5:20

Provavelmente são o mesmo comentador inteligente. Todavia agradeço que a linguagem familiar não seja usada neste blogue.
Anónimo disse…
Ribeiro e Castro é um parvo, mas desta vez não deixa de ter razão. Historicamente tem de facto razão:
Existem os revolucionários (esquerda) onde se situavam os terroritas e o reaccionarios (direita)
Apesar disso, não tem razão com o sentido que quis tomar, pois não quer dizer que a esquerda seja terrorista e a direita tudo boa gente. NADA DISSO, APESAR DE HISTORICAMENTE TER RAZÃO
Anónimo disse…
«NADA DISSO, APESAR DE HISTORICAMENTE TER RAZÃO»

Será a Al-qaeda de esquerda? O terrorismo é muito anterior à divisão esquerda/direita mas o fascismo não foi terrorista? E o nazismo?

Os movimentos nacionalistas levam, com frequência, ao terrorismo e o nacionalismo é sempre de direita.
Anónimo disse…
ó Carlos, ouça, fale do que sabe, pois de história dou-lhe lições!
Identifico-me! sou professor da FLUC do curso de história...
Por favor, não me faça fazê-lo cair no ridiculo ok?
Anónimo disse…
Ó sr. Professor de História:

Acha que Bokassa, Idi Amin, Pinochet, Franco, Salazar, etc. etc. eram mesmo de esquerda?
Ricardo Alves disse…
O terrorismo é um método de actuação. Não é, por si próprio, uma ideologia.
Anónimo disse…
Alguém aqui já lhe chamou inteligente entre aspas, parece que infelizmente vou ter que concordar...
Caro, eu falei em TERRORISMO, vou soletrar de davagar para compreender TE-RRO-RIS-MO, não falei em ditadura (isso se a ditadura é uma espécie de terrorismo camuflado, isso já é outra coisa, pois Staline também o foi e Fidel ainda o é)...
Historicamente é verdade (eu até sou de esquerda), o terrorismo teve origem em revolucionários, identificados com a esquerda!
Por favor, não me faça envergonhá-lo mais...
Um Abraço
Anónimo disse…
Anónimo das 2:34 PM:

Não me envergonha, não acredito que seja de esquerda e, muito menos, que seja professor universitário.

Nem as sílabas se dividem da forma com que quis chamar estúpido a quem concorda que é «inteligente entre aspas».

Bastava-me que fosse honesto para me ser indiferente se a sua 4.ª classe foi ou não bem feita.

Não vou repetir argumentos pois, se não os percebeu da primeira vez, nada me diz que os perceba da segunda.

Limito-me a repetir-lhe uma pergunta:

A Al-qaeda é de esquerda?

Podia insistir se o terrorismo islâmico, apoiado pela Arábia Saudita é de esquerda. Ou se os talibãs do Afeganistão, apoiados pelos EUA, também eram, etc.

Mas não lhe quero destruir os neurónios que lhe restam.
Anónimo disse…
ó Carlos não te enerves... Já pareces o Carlos de Antigamente que quando nas aulas tuda a gente percebia as coisas e tu ficavas a ver navios...
Calma....

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides