Alternativas

Pressão sobre Governo atinge hoje o ponto mais alto das últimas três décadas

"Catorze especialistas portugueses e estrangeiros em energia, maioritariamente favoráveis ao nuclear, reúnem-se hoje em Lisboa para uma conferência em que o assunto será debatido. Nenhum membro do Governo estará presente no encontro, mas é a entidade sob maior pressão neste momento, com vários sinais de movimentações de bastidores e de uma alegada disponibilidade para discutir o assunto. O tom de rejeição com que reagiu há oito meses à primeira abordagem dos defensores do nuclear é agora menos perceptível".-Público-22/02/2005

Na minha opinião é uma alternativa válida para diminuir a nossa dependência energética ( eléctrica), mas penso que só deveria ser utilizada após atingirmos o potencial em termos de energias renováveis, isto apesar das centrais nucleares espanholas estarem muito perto da fronteira e junto ao Tejo, o que implica, desde já, a existência de algum risco.

Ao nível global a boa noticia é a preocupação da Administração Bush (finalmente) pelo rápido aumento das energias renováveis, no entanto esta preocupação apenas surge na medida que é estrategicamente importante para EUA não estarem dependentes de nações por eles consideradas instáveis e inimigas e não por qualquer preocupação profunda sobre o equilíbrio ambiental ou sobre o desenvolvimento sustentável.

Contudo é positiva esta evolução da Administração Bush e acredito que pode ser o impulso que faltava para o início de uma revolução energética que permita a substituição do petróleo (até porque não é inesgotável) por alternativas mais “limpas” e amigas do ambiente.

Comentários

Anónimo disse…
O problema das energias alternativas em Portugal, como aliás em todo o Mundo, é um assunto que deve ser acompanhado de uma ampla discussão, livre e isenta de pressões económicas ou
polítcas. Com grande envolvimento de organizações ambientais.

Estaremos a trilhar esse caminho?

Não me parece!
Anónimo disse…
Quanto ao elogio a Bush tem que tomar em atenção o facto de que Bush só aprovou o plano para o uso do hidrogénio em resposta à EU sob pressão das industrias americanas, mas como os amigos do Texas falam mais alto o plano Europeu é o da produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis , o Americano é a partir de combustíveis sólidos. É que apesar de ser o elemento mais comum no Universo é raro na Terra, logo tem-se de o 'fabricar' necessitando-se de energia para tal.

Quanto ao nuclear em Portugal. Pensa que com o clima de favores, projectos mal feitos e obras a mais é boa ideia construir uma central em Portugal? É q nas dos espanhóis tenho confiança, numa feita por governo e constutores portugueses, não sei, não...

...além de que operar uma central nuclear requer técnicos especializados, logo antes de a construirmos temos de formar as pessoas, ou será que não?
..
Esta é uma discussão, no mínimo, interessante. Ainda há muito pouco tempo estava na agenda política europeia exactamente a redução do "nuclear" tendo inclusivamente a Alemanha dado passos significativos nesse sentido.

Não podemos escamotear que o principal problema da energia nuclear para além de não estar resolvido ainda se tem vindo a agravar - resíduos nucleares.

Cumprimentos,
AAF
http://regioes.blogspot.com
Anónimo disse…
Para além de todo o embróglio que gravita à volta do nuclear ressaltam 2 grandes problemas:
1. qual o preço da enrgia nuclear?
2. o que fazer e como tratar os resíduos?

Finalmente, o nuclear vai aparecer como uma contrapartida governamental ao sr. Patrick para o projecto de Sines...
Este governo parece estar embrulhado em favores.
Anónimo disse…
Muito mal escreve este Nuno Moita... ó Esperança, faça o homem desaparecer do blog, para isto continuar a ter alguma elevação
Anónimo disse…
O ANÓNIMO ANTERIOR DE FACTO TEM MUITA RAZÃO! ESTE TAL DE NUNO MOITA ESCREVE DE FACTO MUITO MAL! QUE TRISTEZA...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides