Como se tortura nos EUA




«Uma reportagem do jornalista Brian Ross, da cadeia televisiva ABC, revela que, segundo ex-agentes da CIA, eram autorizadas seis técnicas progressivas de pressão sobre o interrogado, que se encontrava sempre algemado.

Começava por uma indução da atenção, "envolvendo sacudir com força o preso"; seguia-se a bofetada de atenção, dada com a mão aberta na cara do detido; depois a palmada na barriga, causando dor temporária, mas não lesões internas; a quarta fase incluía a prolongada permanência de pé, sem possibilidade de dormir, pelo menos durante 40 horas, e que os agentes consideravam a técnica mais eficiente; no patamar acima, estava o "quarto frio", uma cela mantida a temperaturas em torno de dez graus centígrados, onde o preso, nu, era continuamente molhado; na sexta instância, vinha o "tapume de água".» (Diário de Notícias)

Publicado por Ricardo Alves, in Esquerda Republicana

Comentários

Anónimo disse…
Consta que o " Novo Jornal já não vai sair…pelos menos na data prevista.
Comentava-se num dos bares da cidade que o Moura contou com o ovo no cu da galinha …parece que quem lhe terá prometido o carcanhol para avançar com o semanário terá dado ao chinelo. Será caso para dizer que foi um parto prematuro…ou foi mesmo aborto?
Braveman disse…
Bom o que vou por a seguir não tem nada a ver com o texto, mas acho interessante e bastante revelador. Por acaso não sabia, não causaou sururu, nem foi mediático. Também revela a hipocrisia de políticos e sociedade portuguesa.

MAI averigua caso das FARC no "Avante!"


João Pedro Henriques
Susete Francisco

O ministro da Administração Interna, António Costa, afirmou ontem que está a proceder a "diligências" sobre a presença da organização terrorista colombiana FARC, na Festa do "Avante!"

António Costa relatou os resultados das averiguações já efectuadas: o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "não tem registo da entrada de nenhum elemento das FARC em Portugal" e, além do mais, dos 77 colombianos que este ano obtiveram visto de entrada em Portugal, nenhum o pediu dizendo que vinha para participar na festa do "Avante!".

O ministro sublinhou que o SEF só controla as "fronteiras externas" (portos e aeroportos). Os colombianos que representaram as FARC podem ter entrado pelas fronteiras terrestres, sem qualquer controlo.

Enquanto isto, o embaixador colombiano em Portugal, Plinio Apuleyo Mendoza, enviou ao ministro dos Negócios Estrangeiros uma carta para "manifestar as suas inquietudes" e "pedir explicações". Ao jornal colombiano El Pais, disse que o que mais o escandalizou foi a presença oficial na festa da revista oficial das FARC, "Resistencia".

No Parlamento, CDS e PSD acusaram o PCP de falta de legitimidade para falar de terrorismo. Evocando afirmações do deputado Jorge Machado que qualificou como "actividade terrorista" a detenção e transporte ilegal de prisioneiros que tem vindo a ser imputada à CIA, o CDS criticou o que disse ser "um manifesto paradoxo".

"O PCP vem falar em actos terroristas, como é que convida organizações terroristas?", questionou o líder parlamentar centrista, Nuno Melo, secundado pelo social-democrata Henrique de Freitas: "Um partido que admite na sua festa nacional um movimento terrorista não pode falar nestes termos".

Afirmações que o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, contesta. "Não recebemos lições de forças políticas que consideravam que o ANC ou Nelson Mandela eram terroristas", afirmou ao DN.
Braveman disse…
Ministro da Administração Interna não tem qualquer registo de entrada
Jerónimo de Sousa admite presença das FARC na festa do Avante!
07.09.2006 - 18h30 Lusa



O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu hoje a presença na edição deste ano da festa do Avante de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O ministro da Administração Interna comentou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não tem registo da entrada de qualquer elemento dessas forças.

Na sua edição de hoje, o “Diário de Notícias” escreve que o embaixador colombiano em Lisboa, Plínio Apuleyo Mendoza, pediu explicações ao Governo português sobre a presença na última edição da festa do Avante de activistas das FARC, um grupo classificado como terrorista pela União Europeia.

Jerónimo de Sousa garante que "todas as entradas" no recinto "foram legais".

"Naturalmente convidámos o partido comunista colombiano e a revista ´Resistência´", afirmou o líder comunista.

Apesar dos métodos utilizados pelas FARC, "que o PCP não usaria", existe uma "grande solidariedade" com o movimento porque "a maior violação dos direitos humanos é impedir que um povo tenha direito à sua soberania, à sua liberdade" afirmou.

Jerónimo de Sousa deplorou a iniciativa do diplomata colombiano, retorquindo que caberia ao embaixador da Colômbia "dar contas das razões que levam ao assassinato, por exemplo de 70 sindicalistas comunistas, atitudes terroristas contra o movimento sindical".

Para o secretário-geral do PCP, a "questão central" é que o PCP tem "uma concepção diferente de terrorismo" comparativamente à UE e Estados Unidos, criticando também o Governo a este respeito.

"Pensamos que esta operação e esta deriva em relação à nossa festa procura esconder a responsabilidade deste Governo em relação a actos de terrorismo de Estado, designadamente em relação à facilidade que permitiu que em território nacional se cometam como os voos da CIA, transportando prisioneiros à revelia do Direito Internacional", apontou.

O líder comunista criticou, por isso, que se "procure colocar na ordem do dia" o que não passou de "uma festa normal, um convite aberto e uma participação claramente legal", perante o simultâneo "silêncio de chumbo" em torno do que classificou como "terrorismo de Estado".



Gosto especialmente desta parte:

"Naturalmente convidámos o partido comunista colombiano e a revista ´Resistência´", afirmou o líder comunista.

Apesar dos métodos utilizados pelas FARC, "que o PCP não usaria", existe uma "grande solidariedade" com o movimento porque "a maior violação dos direitos humanos é impedir que um povo tenha direito à sua soberania, à sua liberdade" afirmou.
Anónimo disse…
Pergunto, porque não sei: o ANC e/ou Nelson Mandela raptavam e sequestravam candidatos a eleições ?
Anónimo disse…
Em todo o caso, o post coloca no devido lugar a magna questão dos direitos humanos, na sociedade que enche a boca com eles, e não se cansa de os pregar aos pagãos do mundo inteiro.
Afinal limitam-se a repetir o que as pides todas fazem.
Anónimo disse…
OFICIAIS DO EXÉRCIOT COLOMBIANO ESTARIAM ENVOLVIDOS EM ATENTADO À BOMBA


"Dois oficiais do Exército colombiano estariam envolvidos num atentado a bomba que matou um civil e feriu dez soldados no dia 31 de julho em Bogotá, como parte de uma estratégia para mostrar resultados positivos, revelou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa.

Num comunicado lido pelo comandante do Exército, general Mario Montoya, o ministério destacou que a atribuição do ataque às FARC "não parece corresponder à realidade".

"Estes enganos poderiam ter sido cometidos por pessoas inescrupulosas, entre as quais se encontram dois oficiais do Exército", indicou o comunicado.

O atentado e as apreensões ocorreram na véspera da posse do presidente Alvaro Uribe, no dia 7 de agosto. Os organismos de segurança denunciaram então uma escalada de ataques das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para sabotar a posse."

AFP, 07.09.06

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides