Os melhores anúncios dos painéis paroquiais

Asseguram-me que são textos reais, escritos em paróquias autênticas; o riso, certamente, será autêntico.

Alguém se dedicou a copiar alguns avisos de painéis paroquiais e a fazê-los circular pela Internet.

É uma chamada de atenção para o que se escreve e como se escreve!

*ANÚNCIOS PAROQUIAIS*

Para quantos de entre vós têm filhos e não o sabem, temos um espaço preparado para as crianças.

Recordai na oração todos aqueles que estão cansados e desconfiam da nossa paróquia.

O torneio de basquete das paróquias continua com a partida da próxima quarta-feira à tarde: vinde animar-nos, enquanto procuramos derrotar Cristo Rei.

Por favor, metei as vossas ofertas dentro de um sobrescrito, juntamente com os defuntos que quereis fazer recordar.

O pároco acenderá a sua vela na do altar. O diácono acenderá a sua na do pároco e, voltando-se, acenderá um a um todos os fiéis da primeira fila.

Quarta-feira à tarde, ceia à base de feijocas no salão paroquial. Seguir-se-á o concerto.O custo da participação na reunião sobre "oração e jejum" inclui as refeições.

O grupo de recuperação da confiança em si mesmos reúne-se na quinta-feira, às 7 da tarde. Por favor, usai a porta de trás.

Na sexta-feira, às 7 da tarde, as crianças do Oratório representarão "Hamlet" de Shakespeare, no salão da igreja. A comunidade está convidada a tomar parte nesta tragédia.

Queridas senhoras, não esqueçais a venda de beneficência! É um bom modo de vos libertardes das coisas inúteis que estorvam em casa. Trazei os vossos maridos.

O coro das pessoas de sessenta anos dissolver-se-á durante todo o Verão, com o agradecimento de toda a paróquia.

Na quinta-feira, às 5 da tarde, haverá uma reunião do grupo das mamãs. Roga-se a todas as que queiram fazer parte das mamãs que se dirijam ao pároco no cartório paroquial.

Tema da catequese de hoje: "Jesus caminha sobre as águas".
A catequese de amanhã: "À procura de Jesus".

Comentários

Anónimo disse…
Este painel de painéis é uma profícua (e profusa) listagem de afixação obrigatória em porta de sacristia, baptistérios, altares...
Lá encontramos quase tudo o que a Igreja usa e abusa na comunicação e, depois, se queixa de mal-entendidos ou, incrimina, como blasfémias, heresias, etc.:

parábolas;
temas proverbiais;
alegorias;
metáforas;
mistérios;
mitos;
fábulas;
apólogos;
etc.

Socorro-me de F. Pessoa para tentar entender as aberrações filológicas e epistemológicas que, tão concentradamente, encerra.

"Não me importo com às rimas.
Raras vezes há duas árvores iguais, uma ao lado da outra.
Penso e escrevo como as flores têm cor
Mas com menos perfeição no meu modo de exprimir-me
Porque me falta a simplicidade divina
De ser todo só o meu exterior".

Alberto Caeiro

Sublinho:
"De ser todo só o meu exterior"
Isso mesmo!
Mano 69 disse…
INFERIR é tirar consequência sem seguir rigorosamente algum dos métodos anteriores (concluir, induzir, deduzir) nem atender ao enlace das ideias, desprezando os intermédios e só olhando aos extremos, fundando-se em relações ás vezes imaginárias, e, se verdadeiras, sem se haverem submetido a um rigoroso exame.
Não se pode pedir provas ao que faz uma exacta indução, ou uma rigorosa dedução, porque em si mesma as leva; porém é preciso pedi-las ao que se contenta com inferir, para que deste modo se obrigue a fazer uma indução ou dedução. O que conclui apoia-se em princípios demonstrados, ou que crê tais, e cujo enlace é ou parece necessário.


ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 173-174
Anónimo disse…
PORTO, 2006.09.19
Viva.
Todos nós conhecemos estas "máximas" paroquiais, que a mim, particularmente, não me agridem.Deus é uma matéria onde não estamos à vontade, como não estiveram Guerra Junqueiro e Bocage. Estas notas apresentadas no texto são "faits divers". Nas coisas do além não temos hipóteses nenhumas. No século XV o conhecimento sobre o mundo era muito reduzido; e ainda hoje é. Deveríamos discutir aqui qual é o nosso papel na sociedade e agir. Se não o fizermos corremos o risco de continuarmos em pecado.
JS
Mano 69 disse…
Para mim a "luxúria" é o pior pecado capital.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides