Marques Mendes é pró prisão

"O mal combate-se. Não se legaliza"

Pergunta: A opinião mantém-se para o adultério?

Comentários

Anónimo disse…
"O mal combate-se. Não se legaliza" ...

Palavra de honra que este espécime, quando fala, faz-me lembrar a figura queirosiana do "conselheiro Acácio". Tal é o chorrilho de lugares comuns e de mediocres trocadilhos sem conteúdo, que a imagem do dito conselheiro impõe-se, redundante, ao meu espírito.

Quando da próxima visita a Coimbra prevejo-o a (re)debitar:

"Reclinada molemente na sua verdejante colina, como odalisca em seus aposentos, está a sábia Coimbra, a Lusa Atenas. Beija-lhe os pés, segredando-lhe de amor, o saudoso Mondego. E em seus bosques, no bem conhecido salgueiral, o rouxinol e outras aves canoras soltam seus melancólicos trilos. Quando vos aproximais pela estrada de Lisboa, onde outrora uma bem organizada mala-posta fazia o serviço que o progresso hoje encarregou à fumegante locomotiva,vêde-la branquejando, coroada do edifício imponente da Universidade, asilo de sabedoria. Lá campeia a torre com o sino, que em sua folgazã linguagem a mocidade estudiosa chama a cabra. Para além logo uma copada de árvore vos atrai as vistas: é a celebrada árvore dos Dórias, que dilata seus seculares ramos no jardim de um dos membros desta respeitável família. E avistais logo, sentados nos parapeitos da antiga ponte, em seus inocentes recreios, os briosos moços, esperança da pátria, ou requebrando galanteios com as ternas camponesas que passam reflorindo de mocidade e frescura, ou revolvendo em suas mentes os problemas mais árduos de seus bem elaborados compêndios...
O Primo Basílio, Ed. Livros do Brasil, pp. 328-329)

Há sugestões (sugerencias) incontornáveis... e inevitáveis, tais as analogias!
Anónimo disse…
Chamado à pedra pela chefe por não se ter assumido na véspera, o leader abreviado do laranjal, empretigou-se(!) e teve mais um ataque de logorreia, o grave é que, como é hábito, depois de espremido não deitou sumo, só deu TANGa.
jrd

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides