Venezuela – Uma no cravo outra na ditadura

Ontem, milhares de venezuelanos protestaram contra a decisão de Chávez de encerrar o canal privado de televisão – RCTV.

Chávez acusa o canal de ser aliado da oposição e de espalhar a imoralidade. Acontece que o referido canal apoiou o golpe de Estado de 2002, um acto sedicioso inaceitável, mas o seu encerramento é o prenúncio de uma ditadura que o populista Hugo Chávez se prepara para instaurar.

A demagogia e o moralismo não são apanágio exclusivo dos teocratas, são o pretexto dos todos os aprendizes de ditadores. Hoje, Chávez goza da simpatia de 60% dos venezuelanos – segundo as sondagens –, no futuro bastar-lhe-á o apoio das Forças Armadas.

Comentários

Anónimo disse…
Pois é.
As imitações de heróis fora do cantexto histórico - neste caso do Libertador Simão Bolivar - são sempre trágicas.
Anónimo disse…
Se Hugo Chavez lesse o Ponte Europa fartava-se de rir. Umas vezes é um gajo porreiro, outras é um salafrário.
Isto de ser de esquerda não é fácil, refiro-me aos bloguistas e aos comentadores.
Mal comparado: se eu fosse pobre e Venezuelano preferiria mil vezes o Chavez a um qualquer Sócrates.
Como não sou pobre, nem venezuelano limito-me a constatar as contradições.
Camarelli disse…
Na wikipédia sobre canais venezuelanos de cobertura nacional encontramos:

-- 1 infantil (Pluma TV)
-- 1 desportiva (Meridiano Televisión)
-- 1 documental (Vale TV)
-- 4 canais generalistas PRIVADOS (Globovisión, Venevisión, Televen, La Tele)
-- 1 canal generalista privado *extinto* (RCTV)
-- 2 canais ESTATAIS (VTV, Vive)

a RCTV vai ser substituída por outra estatal, continuando no entanto com uma frequência por cabo. Vão continuar a haver 4 canais privados de simpatia manifesta pela oposição (além dos 3 primeiros que não interessam). Sobra ainda toda a restante constelação de canais privados a emitir por cabo, satélite, ou de abrangência regional.

Fecham a RCTV, fala-se de fim da liberdade expressão. Eu chamo-lhe tempestade num copo d'água.
Anónimo disse…
matarbustos:

Espero que tenha razão. A tentação autoritária de Hugo Chávez é uma constante que o desamor à democracia dos adversários acicata.

E Bush ajuda.
Anónimo disse…
eheheh
Parto-me a rir com este matarbustos!!

É o melhor Sideshow Bob para o Carlos! Ele e o Stefano no DA.
Mano 69 disse…
Grande Carlos Esperança!

Os fins justificam os meios e o seu sentido de oportunidade (leia-se aproveitamentos e inferências) são como um "albergue espanhol" cabe lá tudo...
Mano 69 disse…
«Somos todos carneiros, procura o teu pastor!»


Nem mais matarbustos!
Camarelli disse…
CE:

esclareça-se que eu não gosto dos discursos do chavez, o populismo não é comunicação que me compre.
há muitas outras coisas que me afastam da sua política, como por exemplo o militarismo (a que fortemente me oponho).
mas outras há que me dão esperança, como por exemplo, os planos a prazo para reduzir para 6 horas diárias o horário laboral, a ver vamos.

mas o que é extraordinário nestas análises é que sendo o chavez um personagem que agrega amores e ódios, só os últimos vêm vastamente disseminados fora dos orgãos de comunicação venezuelanos.

em qualquer país do mundo os governos liberais privatizam todos os canais do estado (ou deixam pelo menos um), vendendo-os a 2 ou 3 entidades corporativas de media.
nestas alturas ninguém se insurge, tirando os sectores das artes que percebem que vão perder terreno para lixo televisivo pois a televisão estatal que resta tem de competir com as restantes privadas.

a RCTV conseguiu uma manifestação de 1500 pessoas no dia do encerramento, provavelmente a maioria ficou lixada com o descontinuar das novelas.
migalhas, é o que me parece, para um canal com uma história na venezuela comparável à da rtp em portugal. (ainda para mais não esquecer que a oposição representa 40% ou mais dos venezuelanos, o que não é pouco.)
Camarelli disse…
separar o trigo do joio para evitar sectarismos é uma atitude que não reconheço nos rebanhos.
chavez não é o meu pastor, mas é o antipastor de outros rebanhos.
Mano 69 disse…
Este não é o meu rebanho, o meu tem muita cabra à mistura!


Pode não ser o seu pastor mas que você se agarra ao cajado do Chavez para o que manifestamente lhe interessa isso não pode negar.
Camarelli disse…
eheh, vou abandonar a pastorícia senão não saímos daqui.

vou ser mais claro:
(1) acompanho com espectactiva as políticas sociais e económicas adoptadas pela venezuela, pois que muitas delas contrariam de facto as políticas vigentes do fmi e do banco mundial, as quais desaprovo totalmente; infelizmente são políticas adoptadas por imposição em quase todo o mundo e estão na base da merda de sociedades anti-sociais em que vivemos;
(2) temo pelos nacionalismo e militarismo exacerbados do chavez; além de perigoso, não vejo como se coaduna isso com ideais de solidariedade entre povos;
(3) acho indegesta a política internacional de chávez no que toca a apoios do tipo «inimigo do meu inimigo meu amigo é»; essa tem sido a política externa do malfadado inimigo e.u.a, e está na origem do surgimento de bin-ladens;
(4) não creio que a liberdade de expressão está em causa, especialmente num país onde os media podem convocar manifestações e as televisões atribuirem doenças mentais ao chefe de estado como forma de oposição; apesar de não gostar da novela chávez nos domingos na tv, num país em que televisões adoptam uma linha explicitamente de apoio à oposição, não o posso censurar.

espero ter dissipado as dúvidas sobre a minha posição face à política de chavez; não posso é coibir-me de discordar num assunto sobre o qual estou actualizado, daí que comente frequentemente sobre ele.

por fim, destaco a advertência certeira do Carlos que é um dos temores que partilho com ele:
«Hoje, Chávez goza da simpatia de 60% dos venezuelanos – segundo as sondagens –, no futuro bastar-lhe-á o apoio das Forças Armadas.»

chávez jamais vingaria como presidente de um país europeu.
Anónimo disse…
ehehehheh

Porque será que a maioria dos ditadorzitos, têm a simpatia da maioria das sondagens...

Onde é que eu já vi isto????

PS - Será que Hugo Chávez não é engenheiro?????
Anónimo disse…
Chavez fez 1 grande favor à Venezuela em fechar esse canal golpista!!
Sugiro q vcs vejam esses videos

http://www.youtube.com/watch?v=gFSQsqkQdF0&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=JihrgKvCljA&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=i7QpDglnDpE
http://www.youtube.com/watch?v=uYgClCCzzAU
http://www.youtube.com/watch?v=_g-S_-hZPrA

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides