Bento XVI e o Opus Dei


A reconciliação de Bento XVI com os excomungados bispos e padres da Fraternidade Sacerdotal de S. Pio X (FSSPX) não provoca um terramoto na Igreja católica, mas cria ondas de choque nos seguidores do Concílio Vaticano II.

A ICAR fica mais tradicionalista: retrógrada, ritual e evangelizadora. B16 já decidiu que é a única Igreja cristã verdadeira. Rätzinger, com o camauro enfiado até às orelhas, já devolveu ao latim o carácter de língua sagrada, tal como o Islão faz com o árabe.

A ICAR é há muito dominada pelo Opus Dei, movimento criado por Santo Escrivá que apoiou o ditador Franco e a quem muitos doaram os seus bens e JP2 a santidade. O santo, além do cilício com que se consolava, escreveu o «Camiño» um livro com 999 «considerações espirituais». Sendo 999 a inversão de 666 (o número da besta, segundo o Apocalipse) pode deduzir-se que o n.º 999 é Monsenhor Escrivá a fazer o pino.

Como se o Opus Dei não fosse já suficientemente perigoso, B16 recorreu à FSSPX para juntar meio milhar de padres, guerrilheiros da fé, prontos a transformar a ICAR numa religião capaz de rivalizar com o Islão. Os membros das duas seitas, bem treinados, são capazes dos mesmos actos de fé e sacrifício que os suicidas islâmicos.

O fundamentalismo cristão não pode ser a resposta ao radicalismo islâmico. A laicidade e a democracia são os únicos antídotos da violência sectária. Mas Bento 16 prefere, aos caminhos da liberdade, « El Camiño» de Santo Escrivá.

Comentários

Anónimo disse…
De Bento XVI, digo algo que já disse por outras palavras: é um grande retrocesso na aberturazinha que a Igreja Católica, estava a ter. Opus Dei, repito-o também, é uma sociedade secreta, ligada à Igreja.
Relamente com fundamentalismos, não se vai lá, e hoje assite-se (infelizmente) a um recrudescer de alguns, muito perigosos.
Anónimo disse…
Desculpem o erro ortográfico. Assim, no 2º parágrafo é "Realmente", e não da forma como está escrita.
Anónimo disse…
Quando o Papa nos vem dizer que fora da Igreja(Católica)não há salvação,todo o seu discurso ecuménico e diálogo inter-religioso não passa de uma hipocrisia.É um regresso a`Idade Média.
Anónimo disse…
Não é o BCP pertença da Opus Dei e o jardim Gonçalves e aquele rapaz dos botões de punho c as suásticas também membros da ORGANIZAÇÃO(MAFIOSA)?
Anónimo disse…
Bebam um chazinho de limão a ler um livro de Estaline.
CA disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
CA disse…
"Os membros das duas seitas, bem treinados, são capazes dos mesmos actos de fé e sacrifício que os suicidas islâmicos."

Não estará a exagerar um bocadinho? Ou tem conhecimento de algum campo de treinos?
Anónimo disse…
afinal o codigo davinci nao contou a stória toda...
Anónimo disse…
Prefiro, segundo as "referências" de que disponho um chá de laranjeira, camomila, ou até de tília, acompanhado de uma leitura de José Saramago, Lídia Jorge, Jacinto Pires, ou até de António Lobo Antunes. O Sr. do chá de limão está engripado, pós 15/7?.
Pode começar por aí, mas recomendo-lhe ... auxiliares de digestão.
Anónimo disse…
prefiro um bom 69 às 999 considerações do "camiño"
Anónimo disse…
Caro amigo Manuel Norberto o chá de limão é para os engripados de espirito com alguns recalcametos.
O chá de laranja é o meu preferido principalmente agora que "aquilo"deve estar uma confusão.
"Vemo-nos" no praça alta.
Anónimo disse…
Amigo tó soares (o prezado amigo é que pôs as iniciais em minúsculas), tenho por conhecimento que "engripado" é uma pessoa que padeça de uma doença infecciosa e epidémica, que ataca os brônquios. Ora, felizmente não estando infectado e daí nada de epidémico tenha,que resulte num ataque aos brônquios (via do aparelho respiratório), portanto não há "obstrucção" nenhuma a que o sangue circule e a consequente oxigenação cerebral se dê.
"Recalcamento", nada estou a calcar de novo,nem a repisar, nem muitos menos a reprimir. Não me consigo refrear, perante a compressão de muitos, que até têm alto valor para o pleno exercício de cidadania.
Com todo o gosto que nos vejamos seja onde fôr, e usando sempre a respeitável argumentação democrática.
Anónimo disse…
Amigo Manuel Norberto não me referia a si homem...e o termo engripado foi uma metáfora...não era preciso essa lição toda de anatomia...
Em relação ao chá de laranja referia-me á minha própria azia eh eh eh!
Até breve!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides