Espaço dos leitores

O rapto da Europa (Mitologia)

Comentários

Anónimo disse…
OS PAÍSES ONDE SE VIVE MAIS FELIZ
Os Portugueses estão satisfeitos com a Vida que têm? E os restantes Europeus? O mais recente estudo na União Europeia mostra que são os habitantes do Norte da Europa os que declaram os maiores níveis de felicidade´. Grécia, Portugal e Itália, estão no fundo da tabela.
Anónimo disse…
Sócrates intervem na luta do BCP através da CGD e da EDP.
Pois bem, já não é a primeira vez que politicamente estas empresas tomam decisões financeiras, a verdade é que sendo políticas não optimizam o lucro/rendibilidade da Caixa e da EDP.
Poder-se-á dizer que na EDP é mais grave, uma vez que os accionistas da EDP têm o seu investimento condicionado pela vontade política e a empresa não pode escolher as opções que rentibilizem no máximo a valorização das acções e respectivos dividendos. Desta forma o Estado (Sócrates) com o dinheiro que não é seu usa-o com fins políticos. Esta forma de agir não só é grave pois prekudica milhares de aforradores como compormete o valor que o Estado poderia arrecadar em futuras privatizações deste e de outras empresas, levando a que o pagamento da dívida pública não seja optimizado com as receitas das privatizações, em suma, terá de cobrar mais impostos para atingir os mesmos objectivos,
Quanto à CGD, podeia-se dizer que sendo detido a 100% pelo Esrado que não é grave. Puro erro. As participações de qq banco resultam do dinheiro dos aforradores invetidos nos mais diversos fundos, ora a CGD vendo-se coagida pelo governo a não tomar a melhor medida mas uma medida política (o mesmo se passou com a PT) vai resuzir a valorização dos fundos e portanto a acção do senhor PM vai directamente ao bolso de milhares de aforradores ao reduzir-lhes a rendibilidade dos fundos em que investiram. Mas para os outros a questão é a mesma do que a anterior, menos rendibilidade da caixa significa menos lucroes e menos dividendos para o Estado, logo menos recita, assim para repôr a receita perdida terá de aumentar a recita via impostos.

Pois é, o senhor PM com o investimento dos aforradores e com a perda de receitas futuras (ogo mais impostos) tenta controlar politicamente empresas privadas.
Deveria haver uma lei em que o responsável por impôr medidas políticas que prejudiquem directamente as pessoas (nomeadamente os investidores) tivessem de pagar do seu bolso os prejuízo, acabava-se logo o tique controleiro.

el s

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides