Massacre na Mesquita Vermelha

Mesquita Vermelha
Atacada pelo exército do Paquistão (Foto: AFP)

Enquanto a al-Qaeda ameaça Salman Rushdie e a Grã-Bretanha e um ataque talibã mata 12 crianças no Afeganistão, termina de forma cruenta a resistência de radicais islamitas na Mesquita Vermelha de Islamabad.

Só na última noite foram mortos mais de cinquenta crentes cujo fanatismo os levou a procurar o martírio: uns por medo de Deus, outros por temor ainda maior dos clérigos.

O líder rebelde, Rashid Ghazi morreu em combate como lhe exigia a fé e o desvario. Ele apenas tirou bilhete de ida para o Paraíso onde 70 virgens o aguardavam nas margens de um rio de mel à sombra de árvores frondosas. Mas também perderam a vida dezenas de vítimas fanatizadas e pessoas aterradas pela crueldade de Deus e a violência do clero.

Acontece nas sociedades tribais e nas religiões um eterno desejo de retorno às origens. É difícil erradicar a violência sectária sem estabilizar Estados laicos e fazer a pedagogia dos Direitos do Homem.

A que a população islâmica mais aprecia no Ocidente, contrariamente ao que se julga, é a liberdade religiosa, embora não saiba quanto custou a liberdade do jugo clerical e do seu poder totalitário. A democracia não foi um milagre da Providência, tem uma longa história de mártires que não ascenderam aos altares nem à perpétua glória do Paraíso.

Sem a separação da Igreja e do Estado não há liberdade, não existe democracia, não se defendem os Direitos do Homem nem a mulher deixará de ser um objecto vítimas de quem detém o poder e domina a sociedade. E a teocracia é a antítese da democracia.

Comentários

Anónimo disse…
Lembro-lhe que o Paquistão não é um estado democrático,que no poder esta um ditador que tomou o poder pela força e,é apoiado pelo Ocidente e pelas forças de mercado(pq é q estes andam sempre juntos?).Israel,tal como o Irão não são laicos.E a América, o sol dos seus olhos,com essa do 'in God,we trust'não se coadugna com um estado laico...
'Portantos',antes de escrever convinha tentar alinhar as suas premissas,para não cair em (tentação) contradição
Anónimo disse…
Caro anónimo Qua Jul 11, 09:43:00 PM :

Subscrevo tudo o que afirmou, salvo as duas últimas frases.

Quanto à «América, o sol dos seus (meus) olhos», desculpe que lhe diga, deve ter problemas de olhos ou apanhado excesso de sol.

Provavelmente não tem acompanhado a denúncia que faço do sionismo, dos neocons evangélicos e, de todos os totalitarismos onde as diversas igrejas se incluem.
Anónimo disse…
O Paquistão é outro caldeirão que vai entornar-se para o fundamentalismo islâmico, por obra e graça das políticas iluminadas da América.
Usaram os talibans contra a estúpida invasão soviética, deu no Afeganistão que se vê.
Usaram o Saddam contra os ayatollas, deu nisto.
Usaram o Musharraf contra os talibans, veremos depressa no que dá.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides