Espaço dos leitores

Paula Rego

Comentários

Camarelli disse…
gosto muito de alguns quadros da Paula Rego mas este é muito estranho, pela incoerência do trajes (relativamente aos géneros f/m) mas também as sombras não batem certo...

alguém quer opinar?
Camarelli disse…
e agora que observo com mais atenção, a desproporção da mulher do lado esquerdo relativamente ao casal que lhe está próximo também não faz muito sentido...
e-pá! disse…
Cara Matarbustos:

O quadro está invertido - no sentido horizontal - o que pode justificar as suas objecções sobre as sombras...
A mulher (possante) no quadro está à direita (assim perde alguma desporporção, mas a "visão" da artista é que dita as porporções).
Este quadro esteve em exposição no museu de Serralves em 2004 - numa exposição que foi um grande sucesso!
Declaração de interesses: sou um indeflectível admirador de Paula Rego...
Anónimo disse…
Eu não sou indefectível, talvez nem sequer admirador.
E o hipotético evento de haver sete milhões de visitantes numa exposição de P. Rego não me comove, nem me demonstra nada.
Já gosto muito, por exemplo, (e passe a má comparação) de passear nos corredores frescos da colecção Berardo, enquanto faço a digestão, sem gastar meia dioptria com as cretinices expostas, que não são arte, mas apenas produtos de mercado.
Cruzo-me com outros pagadores de impostos, também perplexos, que não abrem a boca para não passarem por ígnorantes.
A proporção, as coerências várias, a lógica do olhar comum, a perspectiva no sentido clássico, é melhor não as procurar em P.Rego.
Concedo apenas que não tenho escola, no exacto sentido de educação artística. Se isso não for suficiente para salvar os criadores contemporâneos, eu não mexo mais um dedo por eles. Nem dou por eles um pataco furado.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides