Ressurreição proibida!!!

A China proíbe a ressurreição do Dalai Lama. Esperemos que não torne obrigatória a do Bando dos Quatro e a de biliões de chineses que se finaram.

Os países totalitários são os mais divertidos para quem vive em estados democráticos. Para os autóctones, como sabem os portugueses maiores de 50 anos, é que as coisas se complicam.

Proibir a ressurreição do Dalai Lama é como proibir os milagres obrados pelos santos, as aparições ou os encontros de almas penadas com os supersticiosos.

O salazarismo proibiu o divórcio, a mini-saia, o biquini, a mendicidade, a liberdade de expressão, a homossexualidade, a greve, o direito de reunião, a liberdade de expressão e todos os direitos democráticos, mas nunca se atreveu a proibir a ressurreição.

Mas na China a ressurreição é levada a sério. Se nem o presidente Mao nem os ilustres protagonistas da Revolução Cultural têm a ressurreição autorizada, por que motivo seria a do Dalai Lama?

Mas proibi-la???

Comentários

Anónimo disse…
digno do livro "análise de peter"
Anónimo disse…
Olhe lá o CE, essa da mini-saia e do biquini também são direitos democráticos?!!!
Você não acha que confundir demnocracia com costumes é um pouco forte demais?
Quanto ao resto, com toda a hilariedade que isso possa provocar, acho que os chineses sabem muito bem o que estão fazer.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides