Silly season

1 – A invasão de uma exploração de milho, em Silves, é um caso de polícia. Mal seria que ficasse impune a invasão da propriedade e a destruição das colheitas, sob pena de novos e mais violentos atrevimentos dos activistas anti-transgénicos, por mais genuína e respeitável que seja a razão das suas preocupações.

2 – Marques Mendes desconfia que o Governo «patrocinou a violência» e quer que o primeiro-ministro e o ministro da Administração Interna se desloquem ao Parlamento para darem satisfações sobre o assunto e, não se contentando com isso, o PSD vai pedir «a convocação urgente» da comissão permanente da Assembleia da República para discutir a matéria. O líder do PSD perdeu a cabeça e o partido o sentido das proporções.

3 – Marques Mendes, ao ter escolhido Alberto João Jardim para a sua comissão de honra, depois da deprimente deslocação ao Chão da Lagoa, deu aos militantes do PSD a possibilidade de votarem contra Jardim. Basta votarem em Luís Filipe Menezes.

Comentários

e-pá! disse…
Silly season or silly reason?

A situação verificada no Algarve num campo de milho transgénico é um lamentável acto de vandalismo e de violência.
É, por outro lado, um caso de polícia, para ser resolvido pelas autoridades competentes.
Continua, apesar das declarações do MAI, sem ser completamente inteligível a actuação no local das forças policiais. Deverá, sobre esta actuação, haver melhores explicações.
O MA deslocou-se ao terreno para avaliação dos danos e comprometeu-se ajudar o agricultor prejudicado e violentado nos seus direitos pessoais e de propriedade.
O processo sobre este reprovável incidente deve seguir, portanto, o seu curso, depois de apresentada a respectiva queixa.
Até aqui nada de especial no aspecto processual.

Marques Mendes, sem agenda política própria, resolve adoptar este caso e torná-lo no centro dos factos políticos do momento. Quer toda a gente no Parlamento para dar explicações. A partir de uma nota de divulgação no portal do IPJ que referia a realização da reunião do grupo ecologista, responsável por tais desmandos, "acha" que o Governo patrocinou a reunião...
Bem, quando não existe agenda própria é preciso inventar (forçar) factos políticos.
Assim, não vai longe, nem causará danos ao Governo.
Os seus virginais ouvidos e a sua perclara visão, depois das "arruaças" e "desmandos" do Chão da Lagoa, não deviam ser tão impressionáveis...

Os danos - para além dos do agricultor - são, de facto, outros.
O que o PSD tem pretendido é lançar a dúvida, o ópobrio, o descrédito, sobre os movimentos ecologistas, na generalidade.
Isso, é o rescaldo deste lamentável e isolado incidente. O País, embora reprovando o sucedido, deve manter-se atento e esclarecido sobre as manobras mendistas e verberar o aproveitamento político que se está a ser tentado.
Os movimentos ecologistas são, por regra, organizações respeitáveis e necessárias para vigiar e controlar os caminhos do desenvolvimento que, muitas vezes, submetidos à voracidade de lucros fáceis e rápidos, danificam o ambiente que é património colectivo e podem ameaçar a saúde dos cidadãos.

Mais uma vez, parece-me que a montanha vai parir um rato...
Anónimo disse…
e-pá!

As férias fizeram-lhe bem. A lucidez mantém-se.

Parabéns.
Anónimo disse…
TSF:
O agricultor garante que vai interpor uma acção contra os jovens que fizeram o protesto de cara tapada. «Eu quero [pôr uma acção contra os activistas] mas nem sei quem eles são, porque estavam de cara tapada. Mas se a GNR não os identificou eu vou tratar disso», prometeu o agricultor.

Os activistas tinham as caras tapadas com panos para, segundo eles, se protegerem do "polén transgénico".

Após terem saído do terreno, cerca das 13:00, marcharam em direcção à aldeia de Poço Barreto, numa acção de sensibilização da população contra os transgénicos, estando a ser escoltados pela GNR.

Então a GNR escolta os vândalos, não intervém em invasão de propriedade privada, os meninos são filhos de quem?
Anónimo disse…
Carlos Esperança:

Diga lá a verdade...

Conte-nos o que se passou no seminário para ter assim um ódio tão grande à igreja e a tudo que lhe diz respeito?!

E já agora, é mesmo verdade que nos seus tempos de estudante ainda conheceu o Alberto João Jardim em Coimbra e o tipo, popular como era, nunca lke ligou importância nenhuma a si! Será mesmo verdade isso???

É que... eu até nem acredito, mas depois de o ver a falar tanto em AJJ, até dá para desconfiar hummmmmmm... já houve quem colocasse em causa a sua sexualidade, mas eu não queria ir tão longe !!!

Ajude-nos por favor !!!
Pedro Mendonça disse…
Caro carlos Esperança,

Estando eu farto destes anónimos meios retardados que enchem a sua caixa de comentários e não conhecendo a realidade coimbrã pergunto:
É só ignorância mázinha ou servem a algum Partido, Igreja ou Organização?

Ao anónimo antes de mim: o que é por em causa a sexualidade? em que século você vive?
O AJJ é popular ainda hoje e seria uma honra para mim não lhe apertar a mão...

Caro Carlos: Obrigado pela sua lucidez, hoje pode ser considerado radical (não por mim) mas as suas ideias serão as consensuais amanhã!

PS: aos burro que nada percebem, o amanhã é o futuro, o tal que falará de vocês como as forças que bloquevam o progresso!
ana disse…
Ajude-nos por favor !!!

Ter Ago 21, 08:48:00 AM

Ajude-nos você, anónimo, não comentando o que não percebe. Não só o seu comentário não tem a ver com o post como não tem ponta por onde se lhe pegue. Qual é o seu problema? Se não gosta, não venha, só para encher de lixo a caixa com comentários sem qualquer linha de raciocínio.
Anónimo disse…
Caro António:

São apenas do PSD. Presumo.
Anónimo disse…
Mas é capaz de presumir mal. Pelo que eu conheço do PS e da má lingua que produzem com fartura, devem ser é seus correligionários...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides