Más notícias para a União Europeia III

Ainda a propósito do post scriptum do meu post anterior. A Rússia vai controlar o gás e o petróleo e respectivas infraestruturas na Sérvia. A Gazprom está em negociações idênticas na Bulgaria, e a lançar as suas redes sobre a Albânia.

A UE que fique avisada: se hesitar muito na integração política e económica dos Balcãs Ocidentais, a Rússia não se fará rogada. O que acentuará a debilidade geostratégica da Europa face à Rússia.


Comentários

Anónimo disse…
A respeito desta noticia, gostaria de escrever que é impressionante a importância cada vez maior dada ao controlo da energia tem por parte dos Estados e as sérias implicações que já têm na vida do pacato cidadão.

Não bastava o espectro de atentados terroristas a pairar sobre as pessoas, fruto da tentativa de controlo dos Estados Unidos do Petróleo Iraquiano, como agora até no preço de bens essenciais como o pão e leite a questão energética tem enorme influencia.

Tudo isto porque os cereais têm estado a ser comercializados cada vez mais para a produção de biodiesel. É só ouvir os industriais da panificação e dos lacticinios para perceber que os aumentos resultam directamente desta situação.

Por tudo isto penso que estará por pouco tempo a queda dos muros impostos pelos lobbies do petroleo ao avanço das energias alternativas.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides