Espanha – um exemplo político

Ao constituir o novo Governo, Zapatero deu o exemplo político de um dos traços mais distintivos da modernidade ao integrar no elenco um número de mulheres equivalente ao de homens, neste caso até superior.

A nomeação para a pasta da Defesa de Cármen Chacón, catalã, feminista, de 38 anos e grávida de sete meses, é a prova de que uma legislatura bastou para criar as condições que tornaram possível este sinal hodierno que honra a Espanha, dignifica o primeiro-ministro e o coloca na vanguarda do espírito europeu.

Vão longe os tempos do caricato tenente-coronel Tejero Molina, de tricórnio, a invadir o Parlamento, com saudades da ditadura e, em breve, serão esquecidas as manifestações de rua com o cardeal Roco Varela a contestar o Governo legal na véspera das eleições.

A nomeação de Bibiana Aído, de 31 anos, para ministra da Igualdade não pode deixar de lembrar aos portugueses a campanha que a direita desenvolveu contra o melhor primeiro-ministro português do último século e o único que cumpriu uma legislatura em minoria – António Guterres.

Quando Guterres nomeou Maria de Belém ministra da Igualdade os meios reaccionários não conseguiram ver no gesto e na capacidade de antecipação do primeiro-ministro mais do que um tacho para a ex-ministra da saúde.

Aí está Zapatero a marcar o rumo e o ritmo de uma Espanha cada vez mais progressista, próspera e europeia.

Comentários

Anónimo disse…
Nesta matéria será apenas o esperar para ver, nenhum ministério é diminuído pelo fa(c)to do seu titular ser homem ou mulher. Aproveito também para mencionar que Carme Chacón é da Catalunha e que curiosamente nao há nenhum basco no governo.
Anónimo disse…
A vida política espanhola não nos interessa para nada. Já o recorrente apodo de "melhor PM do último século" ao Guterres não só é falso como despropositado. Pergunte ao Sócrates sff.
Anónimo disse…
O Zapatero deixa muito (ainda) por desejar...
Na cerimónia da tomada de posse não "afastou" o Crucefixo e a Biblia (como era seu dever)...o que deixa muito dificíl, se não incompatível, de se poder afirmar como chefe de estado laico.
Anónimo disse…
Van Aerts:

Obrigado pela correcção que vou já fazer no post.

Reiterando os agradecimentos aproveito para informar os leitores da alteração à origem da ministra.
Anónimo disse…
Guterres o melhor 1.º ministro do último século?!?
Aqui há mão do/a "socialista de alma"...
Anónimo disse…
E nesse Governos, há negros? e indianos? pernetas, há algum? e ruivos? Quantos chineses se contam? há algum advogado, e pedreiro?

Não sei se é assim tão europeu... Há algum árabe?

Sou tão burro, eu que pensava que as pessoas deviam ocupar um logar por serem competentes e não por capricho de qualquer género, o que só diminui o tal género, claro...

Bom...Pelo menos prova que os homossexuais adoram estar rodeado de mulheres...

Aeconomia de Espanha continua a afundar-se mas isso não interessa...pois nas próximas eleições há-de voltar um desmancha prazeres por a coisa a funcionar e a abrir mais uma vez ciclo para a malta dos caprichos...É um ciclo...
Anónimo disse…
Pedro Santana Lopes volta a ter esperança.
Anónimo disse…
pois é, Espanha é um exemplo de igualdade nos governos.
Já no parlamneto Portugal está bem á frente em relação ao numero de mulheres deputadas.
Mas o governo do Socrates é o menos iqualitário dos ultimos anos.
Anónimo disse…
Espanha continua no bom caminho, e exemplos destes são clara prova de como Portugal está distante. Em todas as áreas.

Diogo

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides