Espanha - Ingerência clerical no ensino público

Uma nova polémica surgiu entre a Igreja Católica e o governo da Espanha, após a aprovação no país de "leis éticas" que prevêem a "educação à cidadania" obrigatória nas escolas.

Após a divulgação da medida, a Conferência Episcopal espanhola fez um apelo aos pais que declarem "objeção de consciência" e peçam que seus filhos sejam liberados das aulas.

Adenda: A ofensiva clerical contra o Governo de Zapatero não parou com a derrota eleitoral da Conferência Episcopal que se colocou pública e abertamente ao lado do PP.

Comentários

e-pá! disse…
Trata-se de mais uma polémica com natureza e origem religiosa, e possibilidade de despertar nefastas consequências na harmonia social da sociedade espanhola.
É notória a vontade da hierarquia católica, em desencadear artificialmente uma questão religiosa, donde espera colher lucros...políticos.
E económicos. Pretende continuar adominar, através de colégios de padres e freiras o ensino primário e secundário, na Espanha pós-franquista.
Deixemos de lado as universidades ligadas à Opus Dei ou aos Jesuítas.

O apelo à "objeção de consciência" (objecção ou objeção?), num País onde (segundo me parece) grande parte do Ensino médio se encontra nas mãos de eclesiásticos, é uma declaração de guerra à "educação à cidadania", diria eu, disciplina necessária a todas as nações civilizadas.
Ainda compreendia que reivindicassem aulas de Religião e Moral, como alguns de nós tivemos de suportar, por aqui, durante anos.

Mas objecção ao ensino de educação e cidadania é, nem mais nem menos, do que um apelo ao regresso à Idade das Trevas.

É uma espécie de terrorismo civilizacional...
RJ disse…
«O Estado não pode impor legitimamente uma formação da consciência dos alunos à margem da livre escolha dos pais,»

Quando falam em liberdades é caso para ficarmos todos preocupados. Mas eles só se preocupam com as suas próprias liberdades, nomeadamente quando lhes afecta o dinheiro e influência.

Têm agora tempo e recursos humanos para montarem uma rede de ensino de R&M ao estilo dos centros de explicações que proliferam um pouco por todo o país, adquirindo o imóvel ou pagando renda e os respectivos impostos afectos a toda essa actividade.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides