Momento de poesia


O meu Natal

… E vieram Reis de terras diferentes,
Por montes e gelos,
Trazendo no dorso dos dóceis camelos,
Estranhos presentes!

(Eram roupas finas e livros de versos,
Perfumes e mimos de luxo diversos…)

Nos Céus uma estrela – um ponto de luz –
Mostrava o caminho direito a Jesus.

Lá longe, em Belém,
Ao redor do berço de palha centeia,
Juntava-se o povo da Judeia,
Sem faltar ninguém.

Só o Rei Herodes – maldito que ele seja! –
Espuma de raiva, medita vinganças,
E doido de inveja,
Manda os seus soldados matar crianças!

Quantos inocentes, num dia morreram!
Os rios, vermelhos de sangue correram…
Salvou-se Jesus!
Porque Ele nascera com outro fadário:

Subir ao Calvário
E morrer, pregado nos braços da Cruz!

Nos meus pensamentos, confusos e vagos,
Eu vivo em Belém
E tenho, também,
Na minha arribana, presentes de Magos!

Não me chamo Cristo, nem prego doutrina,
Nem saro doentes pousando-lhe a mão.
Mas uma Cigana já me leu a sina
E disse que eu tenho um estranho condão…

E eu não sou Mártir, nem Rei, nem Profeta,
Mas sou quase tanto…
Pois disse a Cigana, que a alma de um Poeta
Parece-se muito com a alma de um Santo.

Mentira ou verdade, é lá com os ciganos…
Só sei que os Reis Magos, de longes paragens,
Se lembram de mim, quando eu faço anos,
Com lindos presentes e gratas mensagens!

a) Armando Moradas Ferreira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides