Momento zen de segunda

João César das Neves (JCN), sem sotaina nem tonsura, adora ser o eco do clero católico mais conservador, ansioso de redimir os pecados com a prosa beata que debita.

Na homilia de hoje JCN refere-se à fragilidade intelectual do ateísmo e à sua alegada inconsistência, apelidando-o de crença «como as outras», considerando o ateísmo uma tradição tardia e artificial de elites, sobretudo desde o Iluminismo. Só não explica o que acontecia, antes, a quem tivesse dúvidas da fé católica ou fé em certezas diferentes. Ou o que acontece hoje em terras de Maomé.

Para JCN não há motivos plausíveis ou razoáveis para recusar a hipótese de um Criador. Nem lhe ocorre perguntar a quem se deve a criação de tal «Criador» numa interminável série de perguntas até ao absurdo.

Como não cultiva a razão e desconfia do método científico para construir modelos de realidade, JCN adjudica as questões do bem e do mal a um ser hipotético e espera viver depois da morte. Para o pio, Deus criou o homem e não o oposto, sabendo que os deuses de ontem se estudam hoje na mitologia, como acontecerá amanhã com os actuais.

Se o ateísmo está em extinção – como afirma o catequista – não se enxerga o motivo do seu desassossego. Se é feliz, porque o esperam as delícias do Paraíso, não se percebe a ansiedade que o move no seu proselitismo. Os que vivem tranquilamente sem deus não batem à porta de ninguém a anunciar a boa nova.

JCN é intelectualmente desonesto quando, depois de atribuir o ateísmo ao Iluminismo, acaba por associá-lo ao marxismo que responsabiliza pela sua «exportação à força». O ateísmo é iluminista ou marxista? Sam Harris, Christopher Hitchens, Richard Dawkins ou Pepe Rodríguez são marxistas? Ou foram-no, quiçá, Bertrand Russel, Carl Sagan ou Frederico Nietzsche?

O preconceito e a intolerância para com o ateísmo correspondem a uma escalada beata e à chantagem clerical que as religiões desencadearam contra uma opção filosófica que condena os Estados ateus do mesmo modo que se opõe aos confessionais.

Para não falar do desvario islâmico, recordo que, em 13 de Maio p.p., o cardeal Saraiva Martins presidiu em Fátima à peregrinação contra o ateísmo na Europa. Sem mais rezas, com igual legitimidade, podia ter alargado o âmbito aos cinco continentes.

Tempos antes, o habitualmente contido patriarca Policarpo, denominou o ateísmo «o maior drama da humanidade», distraído das guerras religiosas que lavram pelo mundo.

Não admira, pois que JCN reincida no tema quando os verdadeiros dramas são a guerra, a tortura, a pobreza, a intolerância, a fome e o terrorismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides