Bispos espanhóis recuam

A condenação de um jornalista que se distinguia pela truculência e os insultos aos que considerava de esquerda, incluindo destacados membros do PP, mais liberais, levou os bispos da Conferência Episcopal a exigir moderação no proselitismo fascista de um dos seus órgãos mais influentes - «la COPE».

Não tiveram outro remédio. Ver aqui

Comentários

Os clérigos reaccionários, pelo menos os ibéricos, são como certos cães: se uma pessoa mostra medo deles, ladram e mordem; se, depois de ladrarem, a pessoa lhes bate o pé, metem o rabo entre as pernas e fogem!
Como Zapatero lhes bateu o pé...
Não se pode é mostrar medo deles!
e-pá! disse…
Penso que poderá ter sucedido uma outra "nuance", decorrente do inevitável evoluir politico em Espanha, depois de 2 derrotas do PP.

No próximo Congresso de Valência, a julgar pelas decisões da reunião preparatória de Valladolid, o PP, ainda sob a presidência de Rajoy, vai mudar de rumo - embora jurem o contrário.

Rajoy demorou estes anos todos para se libertar da sombra sinistra de Aznar. Terá conseguido agora!
Custou, mas correram-no...

Neste momento os princípios que passam a reger o PP, são: "igualdad, libertad individual, constitucionalidad y unidad de España".
Não é um grande avanço, nommeadamente nas questões candentes das comunidades autonomas que integram a Espanha. Mas há mudanças em perspectiva.

A Igreja espanhola, atenta, precavida e extremamente ligada ao PP, antecipa-se e saí a terreiro. Não quer ser apanhada em falso.
Na verdade, Rajoy teria dificuldades em afirmar a sua identidade de lider de uma Direita mais aberta, mantendo o ultra reaccionário Federico Jiménez Losantos, no seu programa "La Mañana".

Por outro lado, esse "comentador do tipo caceteiro", cometeu um erro fatal: atacou o arcebispo de Barcelona - Lluís Martínez Sistach.
Este, embora não seja um ente querido da reaccionária conferência episcopal, dirigida pelo ultra-conservador cardeal Rouco Varela (arcebispo de Madrid), pertence à pia corporação episcopal.
Que, quando atacada por leigos, mesmo da estirpe de Jiménez Losantos, reage em bloco.

As corporações sempre reagiram - para o exterior - desta maneira.
Portanto, quanto à igreja esoanhola o trivial.
Quanto ao futuro do PP, ainda é cedo para tirar conclusões...
Anónimo disse…
Todo el mundo escucha la COPE
Anónimo disse…
Cadena humana en Solidaridad con Don Federico

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides