A comunicação do PR

Convém repetir o que sempre afirmei a respeito das autonomias regionais. Já foram demasiado longe com a cumplicidade dos partidos, a complacência dos presidentes da República e a conivência dos Governos.

Só assim se compreende que o Estatuto dos Açores, com várias inconstitucionalidades, pudesses ter sido votado por UNANIMIDADE na Assembleia da República.

Havendo bons constitucionalistas entre os deputados não se compreende a desatenção e a abdicação dos direitos próprios da AR a favor duma Assembleia Regional. Os abusos dos sátrapas da Madeira e dos Açores só têm paralelo na leviandade com que políticos nacionais repetem que é preciso aprofundar os processos de regionalização das Regiões Autónomas. Já ultrapassaram todos os limites.

Era preciso pôr cobro ao abuso e dizer directamente aos regedores, que se julgam chefes de Estado, que o regabofe terminou. Cavaco Silva fez bem e só pecou pelo silêncio que usou perante as faltas de respeito e despautérios constantes do soba madeirense.

O PR teve, pois, toda a razão, mesmo nas matérias que o Tribunal Constitucional não contestou. Não são um problema jurídico, são um problema político. Seria lamentável que, de futuro, continuasse a mesma deriva suicidária que conduz os Açores e a Madeira para um processo separatista.

Dito isto e, salvo o devido respeito pelo Presidente da República, Cavaco Silva fez o que devia, da pior maneira possível. Criou uma ansiedade que o problema não merecia, usou a excepcionalidade por um motivo que os portugueses não compreenderam, estava nervoso e parecia perdido a entrar e sair de cena. Enfim, a voz, a postura e a crispação só contribuíram para banalizar a palavra do primeiro magistrado da Nação.

De futuro, tal com o pastor que gritava «aí vem lobo!», poucos aguardarão o que tem a dizer ao país. A suprema magistratura foi seriamente comprometida. Bastava-lhe uma carta ao Parlamento em vez de ter imitado Santana Lopes. Foi pena.

Comentários

Anónimo disse…
That's it, my friend!!!

abraço
Estou inteiramente de acordo com o post, em todas as suas vertentes. Nada tenho a acrescentar.
Bmonteiro disse…
Fiquei dispensado da surpresa.
Avisado por alguem para ir ver a comunicação, optei por continuar na Net.
Que podia esperar-se? Algum remédio para a crise?
Um balanço em jeito de analista político e com mais do mesmo?
Quanto à comunicação:
Uma boa amostra da forma de estar,ia dizer na política, digo de estar nos partidos. Do governo ou das oposições.
É popular, facilitista, aumenta direitos, é simpático? Aprove-se.
Foi assim que passando pelo Euro 2004, pelos antigos combatentes e por tantas outras arrojadas e corajosas medidas, o país chegou ao que chegou.
A precisar de cura. Como sempre, paga o pôvo.
ana disse…
Eu gostei. Achei hilariante aquela garbosa saída, de costas para os jornalistas. Gostei tanto que me apeteceu visitar a página da presidência. Aí debrucei-me sobre D. Maria, as suas actividades, fotos, etc. É referida a visita a Portugal do presidente de Cabo Verde e da mulher, que uma vez se chama Adélicia, outra Adélica e ainda outra Adélcia. Não me pareceu muito fiável, esta página...
eng.rui.silva disse…
JÁ QUE CENSURADO PELO "DEMOCRATA" CARLOS ESPERANÇA AO DAR A MINHA OPINIÃO, VOU VOLTAR A REPETIR, PARA VER SE AGORA O SENHOR ME DEIXA PROFERI-LA:

"FINALMENTE O PR COLOCOU UM DEDO NO NARIZ DO SUPORTO ENGENHEIRO. E O LEMBROU-LHE QUE NÃO PODE FAZER O QUE LHE APETECE SÓ PORQUE DETEM MAIORIA ABSOLUTA, QUE, GRAÇAS A DEUS (OPS DESCULPE) IRÁ EM BREVE PERDER!!!!
Senhor Engenheiro:

Aqui não há censura. Que o senhor Engenheiro se esqueça onde deixou os inteligentes comentários é uma coisa, a calúnia é outra.
eng.rui.silva disse…
Obrigado por achar os meus comentários inteligentes, como eu gostaria de dizer o mesmo dos seus!!!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides