A eutanásia e a cabeça na areia

A morte é, como disse Saramago, uma injustiça, mas a vida, em certas circunstâncias, é um suplício cujo prolongamento só ao enfermo cabe decidir.

Não se pode deixar ao poder discricionário de um médico a obsessão terapêutica ou a decisão irrevogável de prolongar a vida, de acordo com os seus preconceitos religiosos, nem mesmo ao doente uma decisão precipitada ao primeiro sinal de desespero.

Os médicos, colectivamente, não chegam a consenso e das Igrejas, na sua diversidade, não se pode esperar senso. Cabe aos estados, de forma responsável, responder a dramas que diariamente afligem doentes terminais, pessoas em vida vegetativa ou seres sem uma réstia de esperança ou qualquer trégua no sofrimento.

Defender a alimentação obrigatória dos pacientes em estado vegetativo – como impõe o Vaticano –, é um acto de crueldade que a lei dos Estados civilizados deve impedir.

Haverá sempre situações ambíguas, estados de fronteira onde a decisão se torna mais difícil e eticamente mais discutível. É nestas alturas que o doente, se mentalmente são, deve poder exercer sozinho o direito de decisão, usufruir pela última vez da liberdade individual.

O exemplo de Ramón Sampedro, «uma cabeça sem corpo», como amargamente definiu a situação de tetraplégico foi o denodado militante da eutanásia que quebrou um tabu e abriu a discussão sobre o direito à morte que a compaixão de mão amiga lhe permitiu.

A norte-americana Terri Schiavo viveu 15 anos em estado vegetativo permanente, sem que ocorresse a morte cerebral, até que um Tribunal da Florida determinou que fosse satisfeita a vontade da paciente, determinando que lhe fosse retirado o tubo de alimentação.

Há situações em que a alegada defesa da vida é um inqualificável acto de crueldade.

Comentários

Carlos Carmo disse…
Eu também tenho muitas dúvidas sobre a eutanásia... Os médico acima de tudo são humanos, também têm o direito à dúvida!
Carlos Carmo:

Não temo quem tem dúvidas mas quem tem certezas.
e-pá! disse…
A EUTANÁSIA coloca aos profissionais que, no seu desempenho quotidiano lidam com a vida, intrincadas questões deontológicas.

Deonto não tem nada a ver com Deo, deuses, divindades, mitologias ou religiões. É o dever ético profissional.

Na minha perspectiva - e estou ligado a um a profissão com deveres e obrigações deontológicas - ainda não começamos a discutir serenamente, com urbanidade, este complicado assunto porque as Igrejas não deixam, isto é, fazem tanto ruído de fundo que abafam qualquer tentativa.

Enquanto na discussão destas questões - onde existem muitas incertezas e algumas evidências - não excluirmos a intromissão a fortiriori das doutrinas teocráticas, não teremos nenhumas evidências, nenhuns consensos.
Por outro lado, situação diferente se passará nos povos de crenças animistas.

As questões espirituais, metafísicas e de convicção doutrinária sobre interpretação da vida baseadas em dogmas, textos sagrados e alimentadas pelas Igrejas, há longos séculos, não nos fazem sair do status quo.

Portanto, se o problema existe é preciso discutí-lo com outra metodologia e outros protagonistas.

Como se está a fazer com todo o rigor, sem precipitaçõe, urbanidade em Espanha.
E com a coregem política do Governo espanhol em enfrentar o episcopado espanhol, nestes temas, provavelmente mais reactivo e, simultaneamente, retrógado, do que o português.

Adenda: o "pai de família" estará na sorna de fim de semana, se não já teriamos a ladaínha...
eng.rui.silva disse…
"Não temo quem tem dúvidas mas quem tem certezas" ah ah ah ah ah ah

que incongruência tão grande !!!

Quer dizer então que se teme a si próprio não é??? ih ih ih

De facto já me tinham dito que o senhor era um "destilador de ódios, rassabiado e pouco honesto".
De facto, hoje confirmei-o
eng.rui.silva disse…
Já agora, se este Esperança é tão veemente, obstinado, fundamentalista defensor da eutanásia, pergunto eu , "MAS SERÁ QUE NINGUÉM LHE FAZ A VONTADE!!!"

Irra, façam-lhe o favor..matem o idoso !!!!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides