Faleceu o Meia-Leca

Carlos, foi tão breve a tua vida e tão longa a saudade que deixaste! Quem frequentou o Liceu da Guarda em meados do século passado conheceu a tua irreverência sadia contra o ambiente repressivo e reaccionário. Foste a voz do desassossego, exemplo de rebeldia e o ícone de uma geração de quem mereceste o mais acrisolado afecto.

Os que vieram depois tiveram-te como referência, repetiram os teus ditos, incensaram a tua forma de estar na vida, mas eles não sabem que foste um dos mais generosos jovens do teu tempo, um esbanjador de talento e um homem solidário.

Quando hoje começaram a cair-me no «Outlook» as mensagens que me anunciavam o teu desaparecimento, repentino e inexorável, senti no estômago os murros do destino e a revolta por tão injusta perda. Fomos muitos os que deixaste e a democracia perdeu um resistente que transformou a revolta em consciência cívica.

O teu irmão Jerónimo, para quem foste o ídolo de sempre, deve estar desfeito mas, por este país, milhares de homens e mulheres, que te conheceram ou simplesmente ouviram falar, sabem que morreu o campeão da amizade, mestre da alegria e homem de eleição.

Não cabe nesta evocação magoada o elogio fúnebre que mereces. Espero que alguém, a esta hora, o esteja a fazer na Sequeira onde, ao que me disseram, a morte te apanhou ontem, sem te avisar.

Prefiro recordar aquela aula de história em que o Zé Vilhena esticava um aluno que, na desorientação, localizou o terramoto de 1755 em Coimbra. E, enquanto o Zé Vilhena, repetia, foi em Coimbra, burro, foi em Coimbra? não te contiveste e ainda alegaste que também ainda lá caíram umas casitas!

É assim, Carlos, que quero recordar-te nos dias que ainda for, no tempo que houver.

Comentários

eng.rui.silva disse…
A Morte de um amigo é sempre uma perda irreparável, um sentimento que se sente sem explicação!

Sem conhecer o Carlos, daqui lhe envio um abraço de solidariedade que a sua dor!

Aquele Abraço!
luis disse…
HÁ PESSOAS QUE NUNCA DESAPARECEM E O GRANDE AMIGO CARLOS, NUNCA IRÁ DESAPARECER. É UMA PRESENÇA VIVA EM TODOS OS MOMENTOS DE CONVÍVIO E OPORTUNIDADES DE O RECORDAR.
UM ABRAÇO AO MANEL JERÓNIMO.
Luis Amaro

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides