Quem nos acode?


Civilização e censura são incompatíveis

Tenho dificuldade em acreditar que a censura e o medo já atingiram o país da Magna Carta, berço da democracia, com provas dadas na defesa da liberdade.

Quando o Director da BBC proíbe qualquer conteúdo irónico sobre muçulmanos não é apenas um acto intolerável de censura que se exerce, é um indício de cobardia que avilta quem decide e envergonha quem se submete.

As susceptibilidades dos crentes, descrentes ou anti-crentes não se podem sobrepor ao direito de expressão, crítica e sátira. Os prosélitos de qualquer credo não desistem de intimidar os que se lhe opõem, recorrendo ao terrorismo, se puderem. E há quem veja na capitulação perante a demência fanática o caminho da paz.

A Europa é hoje um espaço urbano graças à luta contra o pensamento único, o carácter divino do poder e o clericalismo. A cobardia de uns e a cumplicidade de muitos conduzem a um caminho de difícil retorno.

A BBC foi um santuário da liberdade. A imagem de confiança e rigor jornalísticos fica seriamente afectada. Não se admite que capitule perante o medo do fascismo islâmico. É a civilização que está em causa. É a Europa que exige coragem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides