Somália – Adultério e lapidação

Segundo informação da agência Reuters, os islamitas da Somália lapidaram uma mulher acusada de adultério. As testemunhas que assistiram à execução afirmaram tratar-se da primeira execução pública depois de vários anos.

A execução na praça pública foi presenciada por centenas de pessoas enquanto Maomé, algures no Paraíso, se rebolava de gozo e os guardas abriram fogo, quando um familiar corria para a vítima, e abateram um menino.

Por mais respeito que a fé possa merecer e por muito apreço que o multiculturalismo suscite, não pode haver na cultura europeia e na herança recebida do Iluminismo o menor respeito ou a mais leve consideração por tão boçal manifestação de barbárie.

Que teria sucedido à Europa se tivesse parado no tempo das Cruzadas a recordar Urbano II ou se, há um século e meio, Garibaldi não tivesse reduzido Pio IX à insignificância, à criação de dogmas e excomunhões?

A tradição é o mais obsceno argumento que a inteligência e o humanismo, de que nos reclamamos, podem aceitar. Na Índia, de vez em quando, ainda surge a família de um defunto a empurrar a viúva para a pira funerária mas a justiça já consegue parar os trogloditas que ousam assar viva uma pobre mulher.

A Europa, pregando o respeito pelas tradições e violando a soberania dos países, como sucedeu no Iraque, perde a força moral para se opor ao fundamentalismo religioso que grassa no seu próprio espaço.

Há dias, o Director da BBC proibiu qualquer conteúdo irónico sobre muçulmanos e deu um exemplo intolerável de censura e cobardia.

O medo e a pusilanimidade são o húmus onde florescem a intolerância e a fé.

Ponte Europa/Sorumbático

Comentários

e-pá! disse…
CENSURA, MEDO & COBARDIA...

Sobre a "charia & derivados" não vou adiantar muito, porque para além da crueldade da pena, o problema central entronca-se, primeiro, na "não-separação" entre a religião e o Direito e, consequentemente, a "não-existência" de Estados laicos - os Estados modernos pós-Revolução Francesa.

Já a determinação do Director da BBC - Mark Thompson - que "proibiu qualquer conteúdo irónico sobre muçulmanos", merece-me outros comentários.
Mr. Thompson é um católico praticante e não será de estranhar que, qualquer dia, proiba ironias relativa à ICAR, ou a Bento 16.
Há sempre um começo por piedosas razões (agora chamam-se "sensibibilidades religiosas"), há precedentes com situações artísticas...
Depois, a sua atitude consagra a vitória do Estado securitário, censório (não tenhamos medo das palavras), sobre as liberdades fundamentais.
O medo apossou-se da Europa.
O medo depende das ameaças da sensação de insegurança, dos meios disoníveis para a nossa defesa, etc., mas a cobardia que o Mr. Thompson revela é pior que o medo, sendo subsidiária da falta de carácter.

Dizia Victor Hugo:
"É pela ironia que começa a liberdade"...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides