Santo Pereira - A humilhação do herói

Nuno Álvares já é santo mas a antiguidade só começa a contar a partir de 26 de Abril.

O prestígio do condestável não se alterou com o milagre que lhe foi adjudicado. Deus podia mais facilmente ter evitado os salpicos de óleo que atingiram o olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, enquanto fritava o peixe, e a consequente «úlcera da córnea, uma coisa gravíssima», do que ter de a curar, para fazer a vontade ao Beato e permitir a sua elevação a santo.

Um vulto histórico, da dimensão de Nuno Álvares, não se engrandece com a cura de uma queimadela ocular quando há tantos amputados a quem o crescimento de uma perna facilitava a vida e era mais estimulante para o prestígio da fé.

Não pondo em dúvida a capacidade do herói de Aljubarrota para ser usado como colírio, fica a surpresa por se ter lembrado dele a D. Guilhermina e, em vez de usar a expressão habitual dos soldadores, quando um pingo de solda lhes atinge um olho, ter recorrido à intercessão do taumaturgo, sem antecedentes no ramo, para lhe salvar a visão.

Há nesta maratona pia uma sucessão de felizes coincidências. Começou pelo facto de a D. Guilhermina ter optado por fritar peixe em vez de assá-lo na brasa; depois, perante a dor que se adivinha, em vez de recorrer a uma expressão que não cura, mas aliviava, ter pedido a intercessão de quem precisava do milagre para ser promovido a santo; depois, ter disso conhecimento a Igreja católica e estar na presidência da Prefeitura da Causa dos Santos o experiente pesquisador de milagres e criador de santos, o cardeal Saraiva Martins; finalmente haver no Vaticano médicos para certificarem a cura do olho e, em Lisboa, devotos ansiosos pelo novo santo.

Só quem é capaz de distinguir a água benta da outra está em condições de rubricar um milagre que, não sendo por aí além, foi o melhor que se arranjou. O patriarca Policarpo preferia que fosse dispensado das provas públicas do milagre mas resignou-se com a exigência do Papa; o presidente da República já fez saber da sua satisfação, certamente falando em nome dos familiares, e a Pátria, angustiada com a crise, ficou indiferente.

Os espanhóis que, durante muitos anos, não toleraram a santidade do carrasco que os humilhou nos Atoleiros, em Aljubarrota e em Valverde, têm agora tantos santos que não ligam à elevação de D. Nuno aos altares.

Durante os dois últimos pontificados emergiu um tsunami de santidade que varreu os cemitérios da catolicidade e dos cadáveres fez taumaturgos.

Comentários

Mano 69 disse…
O mais engraçado disto tudo é que você se importa, logo deve ser importante!
e-pá! disse…
CE:

Existem factos, contextos históricos de que ninguém fala neste processo.
A centralidade parece ser a D. Guilhermina de Jesus...

O Condestável de D. João I não era, propriamente, um homem despendido dos bens terrenos...
Quando terminou a crise de 1383-1385, o referido Condestável dos Exércitos, acumula essa função, com a de Protector do Reino.
Soube proteger-se das contigências da vida...e, venal, como qualquer outro, tornou-se no homem mais rico e poderoso deste País.

É o precursor da "Casa dos Duques de Bragança" que, tornando-se omnipotente e omnipresente neste Reino, viria - como sempre foi o seu secreto desejo - a ocupar o trono, sucedendo à dinastia de Avis ou Joanina, que Álvares Pereira serviu ou, dela, se serviu.

A Prefeitura da Causa dos Santos, que levou tantos anos a estudar o processo, deve sabe como foi...
andrepereira disse…
Sendo Santo não poderia mudar de apelido?
e-pá! disse…
Caro André Pereira:

Pereira, será um nome sefardita, criado por cristãos-novos, no seguimento de perseguições?

Será que o Papa, pela mão do cardeal Saraiva Martins e com o empurrão da D. Guilhermina, prepara-se para tornar "santo" um judeu ibérico (um remoto sefardita)? ...
Mano 69 disse…
Não vale a pena ir por aí e-pá!...

Pereira será uma antiga alcunha que se tornou apelido. Como alcunha, indicava a naturalidade ou a proveniência do lugar chamado Pereira, que é topónimo frequente em Portugal e na Galiza.

Dicionário Onomástico Etimológico, de José Pedro Machado

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides