Água benta suspeita

Um bispo britânico aconselhou as igrejas a deixarem de pôr água benta nas pias baptismais por causa da gripe A.

Comentários

Anónimo disse…
Onde tá proteção de deus???
Mano 69 disse…
Quando não olhas antes de passar nas passadeiras...
Julio disse…
Bem, a verdade é que Deus nunca mandou botar água benta em nenhuma igreja! É apenas mais uma prática comercial desonesta entre tantas outras da dita igreja para ludibriar as inocentes vítimas que se benzem com a dita imaginando que Deus de tanto se agrada!
e-pá! disse…
A água é um bem indispensável à vida... e, muita gente previu que poderia ser causa de disputas no século XXI, por esgotamento de lençóis freáticos...

Dizia Thomas Fuller:
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água..."

A água serve, também, para as abluções religiosas que se praticam nas 3 religiões abraamicas e, em todas, têm a mesma conotação: a purificação!

Nos rituais afro-brasileiros, que integram as conhecidas práticas de "candomblé", a água esta presente como simples veículo de lavagem e como refrescante do corpo em climas tórridos.

Em tempos de pandemia a purificação não passa pela pia baptismal. Para já, tanto os puros como os impuros, os crentes como os não-crentes, não andam à procura de "purificações".
Todos, mas mesmo todos, i.e., o universo da população, precisam de ser tratados e alguns necessitam (os grupos de risco)necessitam de medidas preventivas (como as vacinas).

Entretanto, a água, devemo-la usá-la, corrente, reforçando a higiene pessoal a fim de tentarmos eliminar a conspurcação do corpo (e como somos uns manipuladores, fundamentalmente, das mãos).
Voltamos, como nos tempos imemoriais a colocar a ênfase na sua utilização como meio de lavagem, sem a misturar-mos com mitos.

Bem, se alguma coisa mudou foi aproximarmo-nos dos ritos afro-brasileiros..., i. e., deitamos borda fora os rituais e regressamos ao conteúdo prático das dádivas da natureza.
Julio disse…
Bem, em termos de higiene, Jesus era um verdadeiro suíno, passe a expressão, pois não se lavava regularmente, nem aconselhava os discípulos a tanto. Tanto que um dia os fariseus passaram um raspanete ao filho de deus por comerem sem lavar as mãos, as mesmas que limpavam o traseiro a tudo o que era útil. Depois iam abençoar crianças por aí, o que irritava solenemente os adversários!
[Ver meu Twitter e comentários sobre o assunto].
Mano 69 disse…
O amigo Carrancho é um autêntico vuvuzela, ou seja, faz muito barulho para fomentar a sua falta de discernimento.

Eu disse discernimento? Se calhar é melhor falar em apartheid… quanto à religião.

Um abraço tipo Nuno Salvação Barreto

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides