JÁ NÃO ERA SEM TEMPO!

> Ministério Público pede colaboração internacional para investigar a IURD > DE
12-08-2009
BRASIL

A Justiça de São Paulo está a estudar a hipótese de pedir colaboração das autoridades portuguesas para reunir informação para o processo contra a Igreja Universal do Reino de Deus.

A informação foi revelada ontem à Lusa pelo Ministério Público de São Paulo, que acusou o bispo Edir Macedo e nove pessoas ligadas à IURD por associação criminosa e lavagem de dinheiro. "Está a ser estudada a possibilidade de um pedido formal de cooperação internacional", salientou o Ministério Público.

> Publicado no Diário Económico a 12 de Agosto de 2009

Comentários

Julio disse…
O dito “Reino Universal de Deus” do [P]Edir Macedo, está também espalhado aqui por Joanesburgo, escanhoando as sua vítimas do seu dinheiro. “Charlatães Unidos” no esforço universal de confiscar aos infelizes as suas reservas! “Um abismo chamando outro abismo”, como alguém que conheço no Brasil [ainda da família do bispo Macedo] classifica a dita Universal. Devia ser BANIDA da face da terra, não apenas pelo seu charlatanismo religioso, mas também pelo BARULHO com que empestam os subúrbios!
e-pá! disse…
A IURD atingiu - em certas regiões do Mundo - uma dimensão e uma dispersão ao nível internacionl que tornaram, essa seita, praticamente imune aos normais processos de investigação.

Aliás o apelo das autoridades de investigação brasileiras à colaboração internacional mostra, em certa medida, a impotência do aparelho judicial em lidar com esta tenebrosa situação de extorsão, em que a fé, é o fermento que a faz crescer o "bolo" da colecta...
No Brasil a IURD tem um incomensurável património material (essencialmente urbano) implantado nas áreas mais pobres e subdesenvolvidas - como o Nordeste - e, para além disso, foi ao longo dos anos foi se apossando de áreas significativas de uma aparelho de Estado (a nível estadual e federal, através da promoção e apoio na eleição de perfeitos, deep. estatuais, federais, senadores, etc.
Aliás, o curioso é que neste fenómeno de alienação, de certo modo de progressão incontrolável, quanto mais aumenta o PIB mais proventos arrecada (o esquema do dízimo), a justiça brasileira parece enveredar pela estratégia de Al Capone, i.e., tentar provovar o envolvimento da IURD em ilícitos e irregularidades fiscais.
Só que o "peru" embora tenha engordado muito não se deixará apanhar, alegremente, para ser oferecido de bandeja ao Poder (judicial e religioso - aqui refiro-me à ICAR).
Estes processos arrastam-se há anos e são travados e emperrados por manobras dilatórias.

De resto, "deus" - enquanto estiver conotado com uma incomensurável e não verificável esperança e, em parceria, com a pobreza e o atraso cultural - será um produto facilmente vendável ou vendível (à escolha...).
A ICAR sabe disso...há 2000 anos!

Esperemos cautelosos - sem deitar foguetes - por mais esta inciativa da MP de São Paulo...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides