Alberto João Jardim e as canalhices

Alberto João Jardim referiu que "só gente canalha é que tenta fazer política sobre esta tragédia", referindo-se às suspeitas que referem que erros urbanísticos e de ordenamento do território terão contribuído para a magnitude da tragédia.

Concordo com Alberto João Jardim que só gente canalha é que faz política com uma tragédia desta magnitude. No entanto, procurar as causas radicais das catástrofes não é em si uma canalhice: é o primeiro passo para definir estratégias correctas para a prevenção de catástrofes no futuro. Da mesma forma que em Nova Orleães se concluiu desde o início que a causa radical essencial da catástrofe provocada pelo furacão Katrina sae deveu ao desinvestimento no reforço e na manutenção do dique no lago Pontchartrain. As consequências das catástrofes naturais, que têm causa furtuita, são frequentemente agravadas por erros humanos e institucionais. E é essencial que haja transparência e vontade de aprender com os erros passados para que se possa prevenir futuras tragédias.

Recomendo a Alberto João Jardim a leitura do excelente livro de James Reason, "Human Error", um tratado sobre o impacto do erro humano e das causas latentes na materialização de catástrofes naturais e industriais.

E deixo ainda aqui os meus pêsames e solidariedade com todos os Madeirenses.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides