"Pôr as barbas de molho…"


Alguma vez andaríamos nas bocas do Mundo. Chegou a hora.
Infelizmente, pelos piores motivos.
A actual "colagem" à situação grega, financeiramente desajustada, não pode deixar de ser interpretada como uma esmagadora pressão política.

Os parceiros europeus da Grécia não se mostram acomodados, nem cómodos, com a situação grega.
Sabem, por outro lado, que a Grécia não é o único País sob pressão dos mercados. Existem outros elos fracos (todos com cambiantes específicas) como Portugal, Espanha, Irlanda, Itália…
É necessário preservar a zona euro do “efeito dominó”. Tal medida só é possível com uma estabilização rápida da Grécia, custe o que custar.
Objectivos políticos e económicos a longo prazo são indispensáveis para enfrentar esta 2ª. vaga da crise e devem salvaguardar a coesão europeia.
A UE, precisa, neste momento, de funcionar como um todo, como um bloco político, económico e financeiro. Não há alternativa, nem pode haver desvarios de qualquer espécie.

Na próxima semana, o Eurogrupo e o Conselho de Ministros das Finanças da União vão ouvir a Comissão Europeia.
A avaliar pelas recentes declarações de Joaquín Almunia, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, o actual orçamento poderá tornar-se ainda mais duro e restritivo para os portugueses.

É, portanto, imperativo que tomemos conhecimento das condições impostas à Grécia pela UE, sob o nome de “programa de estabilidade”. link
Uma autêntica “poção mágica” que nos permite antecipar a nossa vida nos próximos tempos…

Melhor será pôr as barbas de molho porque ou, estou redondamente enganado ou, teremos de aceitar um documento e uma vigilância orçamental semelhante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides