Angela Merkel - avisos à navegação...

A chanceler alemã Angela Merkel, num discurso proferido no congresso da Confederação Sindical Alemã (DFB), declarou:

"Tudo o que fizemos (plano Ecofin de há 1 semana), foi “ganhar tempo” para que as disparidades em termos de competitividade, de combate aos défices, entre os países da área do euro, sejam resolvidos"…link

E, acrescentou:

“É igualmente um facto que a especulação (que tem feito cair o euro) só tem sido possível porque existe uma enorme disparidade na solidez económica e no endividamento dos estados membros da Zona Euro…”

O velado anúncio de que a crise continuará…
A sugestão de que serão necessários novos ajustes [ novos PEC’s?] no sentido de caminhar para uma rota de convergência - em termos de desenvolvimento - nos diferentes países da zona euro. Também, a insinuação de que, politicamente, será indispensável avançar para além do Tratado de Lisboa, no desenho de uma governação política, económica, financeira e social, no seio da UE.

Resumindo, em termos de futuro, Merkel abriu, para os cidadãos europeus, a discussão sobre os possíveis modelos de federalismo europeu…

Comentários

MFerrer disse…
O sarilho em que estamos metidos, todos os europeus, já não sei se terá remédio.
Federalismo à americana?
A tentativa de substituir as regulares guerras aristocráticas por um monetarismo europeu sem cuidar da defesa dos interesses e das fraudes comuns, deu no que deu!
A especulação a que o euro está sujeito não terá fim enquanto não houver um governo europeu, um exército, e uma justiça. E isto tudo como se fará?
E haverá tempo?
Se a mini bolsa da NZelândia até serve para atacar o euro...
e-pá! disse…
Caro MFerrer:

Partilho inteiramente das suas preocupações.

Todavia, penso que a "árvore" que nos ensombra o horizonte não pode esconder-nos a floresta(distante?) ..., i. e., uma pública discussão sobre os modelos federalistas (quais?) para UE, tornou-se inadiável.

A propósito do modelo federalista americano seria bom questionar-mos como [esse modelo] impede que o Estado da Califórnia (tecnicamente na bancarrota...) esteja ao abrigo das agências de rating, de PEC's, etc.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides