Portugal, a crise e a direita

A competição, tal como a alternância, fazem parte da dialéctica política das democracias e os fracassos do Governo, qualquer que ele seja, não podem deixar de ser aproveitados pela oposição. Mas talvez não valha tudo.

Honesto seria, por cada medida errada, explicar qual era a alternativa; por cada atitude tomada, propor a certa; por cada indecisão justificar a resolução a tomar. O que não se afigura correcto é a montagem de uma inquisição que remete para o carácter as críticas que são legítimas e obrigatórias em democracia.

Não se pode, perante um governante que se esforça por transmitir alento à economia e tranquilidade aos investidores, dizer que está a mentir, que as metas não são exequíveis, que há má fé nas afirmações.

Não se pode odiar a Constituição que se jura respeitar e fazer respeitar para a trair e lhe conferir um carácter conjuntural e, muito menos, rejubilar quando os vários organismos estrangeiros têm uma visão mais pessimista sobre Portugal.

Julgar a actual situação económica e financeira, sem ter em conta a crise internacional que se abateu sobre o mundo, e, particularmente, sobre a Europa, é um acto gratuito de chicana política para a luta partidária com consequências nos mercados internacionais.

Há uma direita de rosto humano a deixar envolver-se pela herdeira do salazarismo, uma direita troglodita que pretende exonerar o Estado da sua função social para o colocar ao serviço dos interesses particulares como mero instrumento de repressão sobre as classes mais desfavorecidas.

É o regresso da direita de sempre, a rodopiar na volúpia de um Presidente, uma maioria e um Governo, uma direita que saberá repartir os sacrifícios pelos mais desfavorecidos, que privatizará todos os lucros e nacionalizará os prejuízos. É a direita que prefere a democracia à ditadura a menos que perca o poder.

Portugal tem uma direita que prefere perder o País a perder o Governo.

Comentários

Por isso - ou para evitar isso - são importantíssimas as eleições presidenciais que se avizinham. É preciso fazer tudo para evitar que Cavaco as ganhe.
Unknown disse…
o ponto importante é se a defesa dos interesses privados é para o enriquecimento ou para dominar as classes trabalhadoras?
Parece-me que é para o enriquecimento. Logo o q se precisa é de uma esquerda moderna q distribua o riqueza feita. A minha esquerda redistribui, liberta e mantém a igualdade de oportunidades, não acalenta a luta de classes.
Rolando:

Deve conhecer mal o meu pensamento, a avaliar pelo seu comentário.

De qualquer modo tem direito a ele e não devo comentar os comentários.

Obrigado pela colaboração.
e-pá! disse…
No primeiro mandato, a sigla da campanha foi a "cooperação estratégica" conceito vago, para não dizer duvidoso.
Sabemos, agora, que esse enigma era uma forma de lançar avisos à navegação, executar roteiros como se fosse um peregrino, “inventar” escutas...etc.
De maneira que, os portugueses mostram alguma incredibilidade com a sua factícia e espantosa interrogação:

- "Em que situação estaria o país sem os meus alertas?"

- Provavelmente, na mesma!

E, penso assim porque, ao escolher para o segundo mandato um outro mote - também vago e indefinido – a tal "presidência activa" é porque perdeu a fé [o candidato é um homem de crenças e tabus] na "cooperação estratégica".

Será assim?
Raimundo Narciso disse…
Excelente artigo. De facto Portugal tem uma direita que prefere que o País se afunde a perder uma oportunidade para se alçar ao poder e engroçar os privilégios de alguns. Venha o FMI que faça o trabalho sujo "que estou pronto a Governar com ele". De preferência com ele.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides