DS-K : A notícia do dia

Daily Mail Reporter (foto) link

Foi detido o director-geral do Fundo Monetário Internacional

Dominique Strauss-Kahn já foi formalmente acusado de crime sexual e tentativa de violação de uma funcionária de um hotel e deverá ser ouvido ainda este domingo por um juiz em Nova Iorque. Strauss-Kahn foi preso no aeroporto quando estava já no interior de um avião que deveria partir dez minutos depois para Paris. link




Este é um incidente que engloba muitos meandros pessoais, políticos e institucionais.

No aspecto pessoal, trata-se de comportamentos que dizem respeito ao próprio e ao seu núcleo familiar. Para já, vigora – embora já acusado - a presunção de inocência. Strauss-Kahn “nega acusação de agressão sexual” link. Nada mais nos resta do que aguardar a tramitação judicial.

No aspecto político, este é um assunto que já caiu no domínio da especulação, nomeadamente em França, onde Dominique Strauss-Kahn é um putativo adversário – nas próximas presidenciais – de Nicolas Sarkosy. A notícia de hoje, independente do seu desfecho judicial, domina o “ambiente político” em Paris.
A Esquerda, fundamentalmente os socialistas, não podem deixar de questionar se este incidente [que surge com um “timing” oportuno] terá sido orquestrado, “encomendado”(!), pelo actual presidente francês em francas dificuldades para conquistar um 2º. mandato. Não restam dúvidas que acabará por perturbar esta “aposta” do PS Francês para as próximas presidenciais gaulesas e dificilmente os média dissociarão estes factos. De facto DSK (como é conhecido em França) colheria a maioria das intenções de voto para a disputa presidencial nas primárias deste partido, em confronto com François Hollande, Martine Aubry e Ségolène Royal. As primeiras reacções, a nível político, são, contudo, muito cautelosas, quer por parte do Partido Socialista Francês quer inclusive do Governo de Sarkosy link . Só a líder do partido francês de extrema direita Frente Nacional, Marine Le Pen, é mais taxativa tendo afirmado que as acusações contra Dominique Strauss-Kahn, acabaram com as “chances” de ele disputar as eleições presidenciais de 2012. link

No aspecto institucional, DSK ganhou notoriedade como Director-Geral do FMI, em tempos de grave crise económica e financeira que justificaram uma reorganização e a melhoria da imagem. Ganhou, também, inimigos que o acusam de ser o homem que condenou o planeta à fome… Entretanto, a Instituição Financeira Mundial através da sua porta-voz, Caroline Atkinson, declarou: "O FMI não tem comentários a fazer sobre o caso; todas as indagações serão encaminhadas a seu advogado pessoal e às autoridades pessoais"


Embora o FMI continue operacional esta detenção pode perturbar o processo de resgate de Portugal que se encontra em fase de ultimação link e atrasar as conversações urgentes sobre a situação da dívida soberana grega.
John Lipsky, assumiu funções como director-geral interino do Fundo Monetário Internacional. Mas a grande dúvida permanece em aberto:


Terá DS-K condições [ pessoais, políticas e instituicionais] para no futuro continuar a dirigir o FMI?

Mais uma vez temos de esperar pela tramitação judicial da acusação de que, neste momento, é alvo.

Comentários

Manuel Galvão disse…
só não se sabe se a boazona do hotel era estagiária ou não... e esperamos que a tentativa de violação, desta vez, não se tenha dado numa sala oval...
Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (87anos)atrevo-me a dizer que êste senhor Dominique terá algo de Domínico como os domínicos da Ordem de S.Domingos que ficaram famosos como Inquisidores do Tribunal do Santo Ofício.Êle àlem de ser francês em sangue e nome alemão e dizem que tem sangue judeu
Daí talvez a razão do seu nome Dominique que tem a ver com o latino Dómino e portanto com Domínio,Dominador e Dominação.
E pelos vistos êle tem Moral de fariseu,própria dos biblico-judaico
-cristãos.Quanto a ser socialista,
direi que êle é tão socialista
como era o Mitterand,ou o Mário
Soares,o Sócrates e seus adeptos que afinal são partidários do Liberalismo e do Livre Mercado em que cada qual se safa como pode.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides