ASSUNÇÃO ESTEVES na presidência da AR


A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, dedicou hoje a sua eleição, a primeira de uma mulher no cargo, a "todas as mulheres", sobretudo às "oprimidas", prometendo dedicar cada dia à "redenção histórica da sua circunstância".
"Dedico este meu momento de alegria a todas as mulheres, às mulheres políticas que trazem para o espaço público o valor da entrega e a matriz do amor, mas sobretudo às mulheres anónimas e oprimidas", afirmou Assunção Esteves.
A primeira mulher eleita presidente do Parlamento comprometeu-se a fazer "de cada dia um esforço para a redenção histórica" da "circunstância" dessas mulheres. link


Perante uma coligação de Direita que interpreta o voto popular - que lhe permitiu conquistar o poder - com uma postura de governação do tipo messiânico, convicta de ser portadora de instintos redentores da Pátria e evocando sublimes e providenciais desígnios de “mudança”, a eleição de Assunção Esteves para a presidência da AR, é uma lufada de ar fresco que “descongestiona” o ambiente político e institucional do País.
Na realidade, desde a queda do XVIII Governo Constitucional que o País vive num sufoco: a crise política, o pedido de intervenção externa, o programa de ajuda, eleições, o espectro do incumprimento, o assédio dos "mercados", etc. …
Esta eleição evidencia ainda quão despropositada, deslocada e irrealista foi a aposta do PSD em Fernando Nobre...

O alargado consenso conseguido em redor da eleição de Assunção Esteves - patente nos discursos dos representantes dos grupos parlamentares - é um caloroso estimulo para o exercício de funções da nova titular do 2º. cargo na hierarquia do Estado.

Finalmente, alguém que neste clima de grandes e pequenas alternâncias, rotativismos, calculismos e rotinas vai ocupar, por mérito próprio e por decisão democrática inequívoca (80% dos deputados), um cargo em que alia a competência técnico-profissional, com provas dadas nas lides parlamentares (nacionais e europeias) e um profundo conhecimento dos trâmites constitucionais. Alguém – como diz o povo – “talhado” para o lugar!

Comentários

Comentador disse…
Não sou do PSD, não concordo ou concordei com vário do que fez e disse Assunção Esteves, mas sinto-me honrado por ter uma Mulher como ela num cargo tão importante para a democracia em Portugal.
Ao contrário da 1ª figura do Estado, a 2ª figura é perfeita para o lugar.
andrepereira disse…
Uma EXCELENTE escolha, uma impressionante votação e uma renovada esperança numa Democracia Nova que nos liberte do pessimismo e da crise moral.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides