Um embuste…

No tempo imediato pós-eleitoral surgem, como é habitual, malabaristas que se ocupam [e divertem os incautos] com mirabolantes aritméticas sobre os resultados nas urnas.
Há, todavia, um desses exercícios - que são tão do agrado da Direita – que é verdadeiramente espantoso.

Assim, elucubram, alguns "analistas" eleitorais:

Cerca de 85% dos eleitores [alguns vão mais longe e confundem eleitores com portugueses!] ratificaram o memorando da troika. Isto é, o somatório das votações do PS, PSD e CDS, partidos subscritores do dito memorando.

Duas notas:

1.) Qualquer um dos 3 partidos subscritores não trouxe – durante a campanha eleitoral - o memorando para a discussão pública, salvo, a excepção referente à redução da Taxa Social Única cujo debate, em vez de esclarecer, deixou o problema ainda mais nebuloso;

2.) Provavelmente, a verdade estará no campo oposto. Cerca de 85% dos portugueses – ou talvez mais – não conhecem o conteúdo do memorando, pelo que endossar aos votantes nos partidos uma aceitação tácita desse acordo de resgate é um brutal embuste.

Como escreveu Mark Twain:
Há 3 espécies de mentiras: “as mentiras, as mentiras sagradas e as estatísticas”.

Acrescento, grosseiras manipulações estatísticas [como a descrita] nem chegam a ser mentiras. São jactâncias de embusteiros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides