O porta-voz…

Jay Carney, White House Press Secretary

A ameaça de uma nova recessão e a alteração da notação da dívida pública americana levou a que o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, fizesse um veemente apelo à união política a fim de os EUA enfrentarem os desafios fiscais e económicos. link

Um comportamento substancialmente diferente verifica-se na UE…

Por cá, levantam-se recriminações, semeiam-se inconsistentes acusações de despesismo, dividem-se os europeus entre os do Norte e do Sul. E quanto aos desafios fiscais carrega-se na classe média diminuindo o consumo interno, o que associado a severas medidas de austeridade, nos empurra para uma prolongada e profunda recessão. Incentivos ao desenvolvimento económico ou são puras miragens, ou focos de controvérsia (p. exº: a taxa social única), pelo que não estaremos aptos a enfrentar o futuro. Criamos, assim, com o inestimável contributo da mediocridade política dos actuais dirigentes europeus um “espaço comum depressivo e regressivo”, fatalista e suicidário.

Perdemos o élan vital e os laços de união dos tempos da fundação da CEE e dos sucessivos alargamentos. Hipotecamos a capacidade operativa.

Hoje, não podemos ser considerados uma União. Pior, embotamos a capacidade de apreender com os erros e tornamo-nos incapazes de corrigir trajectórias…

Para nos fazer compreender “isto” não é necessário vir a terreiro alguma eminência parda da política americana. Basta o porta-voz da Casa Branca…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides