CONGRESSO DO PS: das ilusões da Direita ao diferendo que se esboça…

O momento político que o PS vive no seu interior, apesar do consenso que foi visível no Congresso de Braga, é difícil e complexo. Os últimos 6 anos de governação socialista não podem deixar de pesar sobre um novo ciclo deste partido. Ninguém esteve em Braga isento de responsabilidades e nem mesmo o novo líder – A J Seguro - conseguiu livrar-se, tão rapidamente, de um passado recente.

Todavia, de Braga, vieram os primeiros e ténues sinais de mudança. O espaço político do PS, nitidamente ensombrado pelos compromissos assumidos em relação à ajuda externa (Memorando de Entendimento com a UE/BCE/FMI), estreitou-se em termos de autonomia política e de capacidade de gerar propostas alternativas.
O comentário do líder do principal partido da coligação governamental de que “não viu grandes propostas no Congresso do PS” é, manifestamente, uma hipocrisia política link.
De facto, não será difícil a Passos Coelho adivinhar que para concretizar a “sua” escalada neoliberal (…ir além do Memorando) só poderá contar com as próprias forças (Centro/Direita). Esta fractura política não pode, na perspectiva de um dirigente atento e responsável, ser desvalorizada. De facto, o Congresso do PS acabou por destruir uma enviesada engenharia eleitoral usada e empolada pela Direita, isto é, cerca de 80% (!) do eleitorado (CDS+PSD+PS) apoiaria o actual “programa de governação", tivesse ele as perversões mais indignas e absurdas...

O PS não estará em condições de fazer grandes e inovadoras propostas. Mas não perdeu a oportunidade para demarcar-se, ainda que em termos genéricos, de outras.

Na realidade, A J Seguro ao afirmar que a questão da revisão constitucional (uma das bandeiras partidárias de Passos Coelho) “rompe o pacto e o consenso constitucional" em aspectos como "o equilíbrio das relações laborais ou as funções sociais do Estadolink procedeu, no concreto, à abertura de um diferendo sobre problemas políticos (e ideológicos) de fundo.

E terá sido este facto que levou o actual primeiro-ministro a apressar-se, de imediato, a tentar iludir a questão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides