Conselho Europeu: a "recapitalização" dos bancos ou "mais do mesmo"…

Passos Coelho afirmou, hoje, no final de mais uma inconclusiva cimeira dos 27 membros da UE:
“Portugal deu contributo "bastante positivo" para plano para a recapitalização dos bancos…” link

Tratando-se de consolidar a liquidez aos bancos para enfrentarem o eventual perdão de 50% da divida grega, o Governo é pródigo em garantias ao mundo financeiro. Vai capitalizar os bancos sem nada em troca. Vai injectar capitais mas garantiu não se intrometer na vida dos bancos. Não vai “nacionalizar bancos” – como de se pode ouvir nas declarações transmitidas pela RTP link - “antes pelo contrário”... (já sabíamos!)

Esta medida cautelar, na sequência de um iminente incumprimento da Grécia, é mais um remendo nas políticas monetárias europeias que continuam a navegar à vista, sem qualquer estratégia comum.

Continua, em relação ao sistema bancário português (e dos países em dificuldades) em suspenso a questão essencial, i. e., o financiamento dos sectores produtivos da Economia, sem o qual não haverá – para ninguém - saída para a actual crise das dívidas públicas.

Desde 2008 (já lá vão 3 anos!) que observamos, da parte da UE e dos governos europeus, um extremoso cuidado com as debilidades dos sistemas financeiros.
Para as pessoas só têm sobrado pacotes de austeridade uns atrás dos outros...

Não terá chegado a altura de os dirigentes europeus entenderem o carácter sistémico da crise e que sem estímulos ao crescimento económico, ninguém chegará a bom porto?
Ou isso fica para uma próxima cimeira europeia. Por quanto tempo mais os cidadãos (europeus) continuarão a esperar?

Comentários

João Lobão disse…
E começa o ciclo, foi assim em 2008. Os governos reduzem a divida da Grécia aos bancos, os bancos pedem ajuda aos governos para absorver as perdas, os governos ajudam, os bancos dizem que os governos têm deficits elevados, os cidadãos pagam... Haja discernimento...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides