Relendo Eça de Queirós...


 Eça de Queirós escreveu em 1872

"Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesmo baixeza de carácter, a mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se em paralelo, a Grécia e Portugal"
(in As Farpas)

Comentários

JP disse…
O que escreveu verdadeiramente

Porque é estranho - que haja quem estranhe a emigração. Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa - citam-se ao par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte.

As farpas – Crónica mensal da política, das letras e dos costumes
Coordenação de Maria Filomena Mónica
Principia – 3.ª edição, pág. 312

1. A comparação feita entre a Grécia e Portugal é referente à… emigração!
2. Para um melhor aproveitamento do texto choque de Eça de Queirós foi trocada a palavra “católico”, no original, por “caótico”.

Quem não sabe ler, vê os bonecos...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides