O perigo dos monoteísmos

Jeannette Bougrab
A secretária de Estado da Juventude de França (na foto) afirmou hoje que não existe "islamismo moderado" e que as leis fundadoras da «charia», a lei islâmica, são "necessariamente uma restrição dos direitos e das liberdades".

Comentário: Podia dizer o mesmo dos outros monoteísmos. Bastava-lhe ler o Deuteronómio ou o Levítico.

Comentários

Rui Cascao disse…
Quanto à Sharia, parece-me que, como em tudo é preciso separar o trigo do joio. Parece-me que há uma rejeição preliminar, sumária e redutora muito forte da Sharia no Ocidente. Eu tenho andado a fazer algumas leituras de livros jurídicos sobre esse assunto, e parece-me que há muitos mal-entendidos e pré-juízos sobre a Sharia.

O primeiro pré-juízo é a ideia que se tem que a Sharia se reduz a uma perspectiva medieval de um direito penal taliónico. O segundo pré-juízo na ideia segundo a qual a Sharia é uma interpretação literal do Corão feita por teocratas fanáticos. E o terceiro que a Sharia é monolítica.

É óbvio que no vértice da pirâmide normativa há uma legitimação teocêntrica da Sharia (mas quantas Constituições por essa Europa fora em que há uma legitimação divina da própria constituição). De resto, a Sharia (nos seus aspectos menos mediáticos) em pouco difere da ciência jurídica ocidental, com a diferença do compasso temporal (algumas construções jurídicas complexas da Sharia do Séc. XIV só foram equacionadas pelos juristas europeus no Séc XIX, notando-se no entanto uma estagnação e decadência da Sharia a partir do Sec XIX e do acentuar do colonialismo europeu). Finalmente, a Sharia está longe de ser monolítica, existindo em todo o mundo islâmico milhares de juristas que nela laboram.

E talvez eu chocasse os leitores ao referir que em muitos aspectos, longe da atenção dos mídia, a Sharia é bastante libertária e avançada.

E não esquecer que muitos institutos jurídicos do ocidente provêm do direito islâmico, começando pelo exemplo tão simples do aval.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides