Standard & Poor's, a UE e o requiem por Sarkozy…

…La amenaza de Standard & Poor's se ha hecho efectiva. Hoy al filo de la medianoche va a anunciar la rebaja que ha decidido de la calificación de la deuda de España, Italia, Portugal, Francia y Austria, por lo menos, según fuentes conocedoras la decisión…
El País (hoje) link

Independentemente de tudo o que tem sido escrito sobre a independência e idoneidade das agências de rating e, ainda, do seu alinhamento com uma estratégia de enfraquecimento (ou destruição?) do euro, este novo ataque não é novidade (embora seja uma má notícia) para a Espanha; Itália e Portugal (cujo denominador é uma dívida classificada como mais ou menos “arriscada” e/ou “especulativa”).

A grande "machadada" desabou em cima de Sarkozy e, obviamente, sobre os franceses (que vão pagar juros mais caros). Mas Sarkozy é o grande visado link. Disputa a reeleição presidencial este ano e a classificação AAA era, para a sua estratégia de campanha, um ponto de honra.
Fez tudo para manter essa classificação de topo. Desdobrou-se em sucessivos encontros com Merkel com o intuito de aparecer na fotografia (em bicos de pés) como um indispensável partenaire do “eixo” decisor europeu. Nada disso parece ter comovido a Standard & Poor’s.

O “concubinato político-financeiro” entre a França e a Alemanha acabou por afundar Sarkozy (talvez porque é o primeiro a ir a votos). Por outro lado, esta nova queda no rating, fundamentalmente nos Países periféricos ou do Sul, acabará (mais tarde ou mais cedo) por questionar (condenar?) a austeridade, as “regras de ouro” e a obsessão orçamental enquanto instrumentos eficazes para a resolução da crise. Mas essa discussão fica para breve.

Comentários

A Sr.ª Merkel pretende conseguir pelo dinheiro aquilo que Hitler e anteriores dirigentes alemães não conseguiram pelas armas: dominar a Europa.
Sarkosy tem-se comportado como um miserável colaboracionista germanófilo, mas nem isso lhe valeu. Esperemos que os franceses tenham isso em conta nas próximas eleições.
e-pá! disse…
Caro AHP:

Julgo que o "trauma" de Vichy deve, ainda, ensombrar o pensamento de muitos franceses...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides