O estouvado primeiro-ministro estagiário


O estouvado PM foi ontem visitar uma escola privada onde debitou um salmos de louvor ao ensino privado, em detrimento do público, e afirmou que «se o ministro da Educação tivesse intervido [sic] diria a mesma coisa que ele» (certamente sem o pontapé na gramática).

Disse coisas certas e originais mas as certas não eram originais e estas não eram certas, afirmando que a escola não se destinava a educar mas sim a transmitir conhecimentos. Cito de memória, sem poder reproduzir o português sofrível, mas recordado da obsessão com o complexo de culpa com que deprime os portugueses. O seu discurso é, mais ou menos, este: Tivemos culpa na dívida que temos e é bem-feita que tenhamos de ser castigados. E, «custe o que custar», seremos.

O estagiário Passos Coelho já começa a sofrer baixas na central de intoxicação que atribui ao anterior Governo a origem de todos os males e parece perder a solidariedade de Belém que, na pressa de mandar em S. Bento, não ponderou este casting.

Para que as mentiras, à força de repetidas, não se tornem verdades, convém lembrar a origem dos encargos insustentáveis de que se queixa, atribuindo-os aos governos do PS, sem perceber a influência da crise internacional:

Em 1995, Sousa Franco (o melhor ministro das Finanças da democracia) herdou de Cavaco um défice de 5% que reduziu para 2,7%  até 1999, défice que atingiu um pico, com Pina Moura, de 4,3% em 2001, travado por Guilherme de Oliveira Martins até 2002; com Manuela Ferreira Leite o défice foi de 2,9% (herdado do PS), 3% e 3,4% respetivamente em 2002/3/4; de 2004 a 2005o pior ministro das Finanças desde a ditadura de Pimenta de Castro – (Bagão Félix) –, em meses,  conseguiu elevar o défice, com Santana Lopes, para 5,9%.

O primeiro mandato de Sócrates, com Teixeira dos Santos, foi de grande contenção. O descalabro dos dois últimos anos registou-se, no pico da crise financeira internacional, quando os organismos, que agora nos esmagam, pediram para não olharmos ao défice e salvar a economia.

Passos Coelho, o estouvado PM estagiário, fala na herança de 8,3%, herança que, até agora, tem servido para fazer de Portugal um laboratório do extremismo ultraliberal com trágicas consequências para a economia real e para o desaparecimento da classe média. 

Comentários

Anónimo disse…
É isto mesmo. Obrigada por dizer tão bem a realidade dos factos e descrever com tanta acutilância a farsa que é, a personagem que governa os recursos do país.
(permita-me o pôr o link deste post no meu bloguezito)
Agradeço os comentários quer de António Almeida Felizes a quem, para além de outras afinidades, me liga a defesa da regionalização,quer de «outofworld» que pode, sempre que o desejar, referir qualquer post do Ponte Europa. Só tenho a agradecer porque de autorização não precisa.
ManTi disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
ManTi disse…
Bom texto, Esperança. (como de costume)
Abraço.
MTiple

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides